Teresina (PI)
Prefeitura de Teresina beneficiará jovens com cursos de qualificação profissional
A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal da Juventude e da Fundação Wall Ferraz, dará início nesta terça (12) a diversos cursos que vão potencializar os jovens profissionalmente para o mercado de trabalho, através do projeto Emprega Jovem.
A aula inaugural será realizada a partir das 11h da manhã, no auditório da SEMJUV, localizado na Rua São Pedro, nº 1504, no centro de Teresina.
O projeto Emprega Jovem tem como objetivo propiciar a inclusão de jovens teresinenses no mercado de trabalho, através de cursos de qualificação profissional e social. Serão oferecidos cursos como: atendimento ao cliente; técnica em vendas; auxiliar de administração; corte de cabelo e depilação.
Os cursos serão realizados numa carga horária de 40h e 60h semanais, e beneficiarão jovens de projetos e organizações juvenis como Cáritas Arquidiocesana, Associação de Moradores do Bela Vista, Centro de Apoio a Juventude - CAJU, Associação Comunitária do Bairro São Joaquim, Centro de Juventude Santa Cabrine, Projeto Canguru, Fundação Cristo Rei e Projeto MP3.
De acordo com a secretária municipal da juventude, Erinalda Feitosa, a atividade promove oportunidades para o jovem ingressarem no mercado de trabalho. "O projeto beneficiará jovens de várias comunidades de Teresina com os cursos de qualificação profissional que serão oferecidos, tornando-se assim, uma juventude mais competitiva e mais preparada para o mercado de trabalho", lembrou a secretária.
O Presidente da Fundação Wall Ferraz, Antônio José Moraes, parceiro do projeto pontua que a gestão compartilhada, através de ações em conjunto como esta, maximizam as ações da Prefeitura de Teresina, e comenta a importância da parceria. "A SEMJUV possui um público alvo, a juventude, e através do mapeamento das organizações juvenis feitas pela secretaria, podemos avançar nas nossas ações, agilizando o início e a execução dos cursos".
O Programa Emprega Jovem tem o intuito de atingir mais de dois mil jovens, com faixa etária de 15 a 29 anos, encontrados em situação de vulnerabilidade social. A qualificação na mão-de-obra destes jovens proporciona o desenvolvimento de suas competências sociais e profissionais, exercitando práticas de empreendedorismo.
As aulas começam no próximo dia 25, atendendo a um calendário e turno da organização ao qual estão vinculadas.
Fonte: Prefeitura de Teresina