Geral

Prefeitura de São Lourenço pede que comerciantes evacuem lojas do centro

Foto: Jorge MarquesRio Verde está 3,5 metros acima do nível normal em São Lourenço
Rio Verde está 3,5 metros acima do nível normal em São Lourenço

Devido ao grande volume de chuvas nas cidades da região, o nível do Rio Verde, no Sul de Minas, elevou e ocasionou pontos de alagamentos, movimentações de terra e desabamento nesta quinta-feira (6/1) em São Lourenço, na mesma região. Com isso, a prefeitura pediu para que comerciantes do centro e áreas de risco evacuassem os comércios para evitar prejuízos em caso de enchentes, que é comum em épocas de chuvas na cidade.

Um caminhão trafegou pelas ruas da cidade na noite desta quinta-feira (6/1) levando o aviso à população. Segundo a prefeitura, as áreas de risco são: Área do Mirante e Walter Clube; Rua Heitor Modesto e Adjacentes; início da Rua Cel. José Justino, próximo a Art Sign com a Rua Santos Dumont e Oscar Fagundes; Rua Ademar de Paiva Xavier e adjacentes; Rua Otto Jargow e adjacentes; Rua João Álvaro Fagundes e Rua Ângelo Hipólito (Vila Pascoal); Rua José Teixeira Fagundes (Jardim Serrano) e prédios que possuam estacionamento abaixo da rua.

De acordo com a gestão municipal, a Defesa Civil informou que o Rio Verde atingiu, às 6h desta sexta-feira (07/01), 3,62 metros acima do nível normal e que a cidade estava em alerta máximo.

“As águas que caíram nesta quinta-feira na cabeceira do Rio Verde e seus afluentes nas cidades de Passa Quatro e Itanhandu, ainda não chegaram na nossa cidade. Isso acontecerá durante o dia de hoje, entre o fim da manhã e início da tarde”, afirmou. Em novo boletim divulgado às 12h, a prefeitura afirmou que o nível do Rio Verde chegou a 3,71 metros acima do nível normal.

Feira muda de local

  Além disso, o atendimento ao público na prefeitura foi suspenso durante todo o dia dessa sexta-feira, pois o prédio também precisou ser evacuado. A tradicional feira do produtor, que ocorre no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra, será realizada na Rua dos Andradas, atrás do Supermercado Carrossel neste domingo (9/1). “Essa mudança se faz necessária devido a cheia do Rio Verde, que atingiu a área de realização da feira, sendo necessária assim, a limpeza de todo local. Contamos com a compreensão de todos”, afirmou em nota.

Outros registros 

  Com o aumento no volume de chuvas, na parte da manhã de quinta-feira (6/1) foram registrados risco de derrapagem na Rodovia BR-460, entre São Lourenço e Pouso Alto, e no Bairro Pessegueiro em Pouso Alto. O Corpo de Bombeiros realizou a limpeza e desobstrução liberando a pista para trafego de veículos.   Ainda na parte da manhã, ocorreu um deslizamento de terra na Rua Mozart Arcanjo da Silveira, Bairro Jardim Serrano. Um talude de aproximadamente 4 metros de altura cedeu e atingiu a área de serviço de uma casa; não houve vítimas segundo os Bombeiros.   Com a intensificação das chuvas, na parte da noite de quinta-feira, as Ruas Ledo e Adelaide Vassalo alagaram. Na Rua Ledo, o Corpo de Bombeiros realizou a retirada de um senhor e um cão que se encontravam em situação de risco; já na rua Adelaide Vassalo houve a necessidade da retirada de uma senhora e três animais de estimação.   Posteriormente ao atendimento de alagamento, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu uma ocorrência de deslizamento de terra na localidade denominada de Areia Branca, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Com a movimentação da terra postes da Cemig tombaram; não houve vítimas. 

Fonte: Estado de Minas