Teresina (PI)

Prefeito assina ordem de serviço para construção de 200 casas na zona Norte

O prefeito Elmano Férrer assinou, nesta quinta-feira (14), a ordem de serviço para a construção de 200 casas na zona Norte de Teresina. A casas serão construídas em parceria com Caixa Econômica Federal, através do programa Morar Melhor, e representam um investimento de R$ 3.752.721,60.

De acordo com o prefeito Elmano Férrer, a previsão é que as unidades habitacionais estejam prontas nos próximos 12 meses. "Retomamos o Morar Melhor porque, certamente, o programa irá contribuir para que Teresina continue avançando no setor habitacional", disse.

O superintendente da Sdu/CN, Ribamar Bastos, explicou a metodologia do programa Morar Melhor aos moradores da zona Norte. "Antes o Morar Melhor funcionava em regime de autoconstrução, ou seja, a Prefeitura de Teresina destinava o material de alvenaria para a construção das casas, além de uma ajuda de custo para o pagamento de mão-de-obra. Agora, o programa funciona em regime de empreitada direta, ou seja, as casas serão construídas por empresas especializadas".

A unidade habitacional padrão do programa Morar Melhor possui uma sala, dois quartos, cozinha, banheiro, paredes revestidas, piso em cerâmica, instalações elétricas e hidrossanitárias, totalizando 38,03m² de área construída. Cada residência custa R$ 18.763,00. "Estou muito feliz hoje porque sei que vou morar numa casa que é só minha. Ter a casa própria é um sonho e ele está sendo realizado", disse a moradora Antônia Espírito Santo, que receberá uma das casas no bairro Monte Alegre.

As unidades habitacionais serão construídas nos residenciais Leonel Brizola e São José; nas vilas Mocambinho I, Mocambinho III, Firmino Filho, Santo Afonso, Meio Norte, Risoleta Neves, Monte Verde, Monte Alegre e Ferroviária; e nos bairros Matadouro, Santa Maria das Vassouras, Santa Maria da Codipi, Parque Brasil I, Memorare, Mafrense, Primavera, Parque Alvorada, Parque Wall Ferraz, Nova Teresina e Buenos Aires.

SONHOS REALIZADOS

A solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção de 200 casas pelo programa Morar Melhor na zona Norte de Teresina foi prestigiada por líderes comunitários das regiões beneficiadas e, principalmente, pelas famílias contempladas com o programa. As obras devem iniciar na próxima segunda-feira (18).

Para Antônia do Espírito Santo, residente na vila Monte Alegre, ser contemplada pelo programa Morar Melhor é a realização de um sonho: "Minha casa é muito fraca, a gente enfrenta muitos problemas. A notícia do começo da construção é motivo de alegria. Sei que Deus ouviu minhas preces. Hoje é um dia de muita felicidade. Acho que só vai ser mais feliz quando a casa estiver pronta", afirmou.

O presidente da Associação de Moradores do Residencial Leonel Brizola, Arnaldo Holanda, ressaltou a importância de obras dessa natureza: "Há seis anos, quando o projeto começou e depois parou, as pessoas diziam que não daria mais certo, e eu sempre dizia para esperarmos, porque a Prefeitura iria nos ajudar. E hoje está se concretizando tudo que eu tinha falado. Vamos ver a realização do sonho de várias pessoas dessas comunidades, que é ter uma casa de alvenaria. Duzentas casas não resolvem o problema de moradia em toda a cidade, mas é sinal do respeito da Prefeitura de Teresina com a população. Toda grande caminhada começa com o primeiro passo, e cada passo é pequeno, mas o conjunto é que é importante. Assim é com a construção das casas: o prefeito já tinha autorizado 80 casas na zona norte e agora mais 200. São 280 famílias que recebem, junto com as casas, o direito de dormir uma noite tranquila, sem medo da casa cair. A construção das casas tem um preço, mas a felicidade que sentimos não pode ser medida", encerrou.


Leia mais: casas , cef , melhor , Morar , pmt , programa , teresina

Fonte: Prefeitura de Teresina