Caxias (MA)

Por conta de incêndios, Caxias dobra atendimentos na unidade de saúde

 

Unidade de Pronto Atendimento teve aumento em 100% na demanda.
Caxias é um dos municípios mais afetados pelo fogo descontrolado.

Céu cinza, visibilidade baixa. Parece até neblina. Um cenário muito comum ultimamente em Caxias (MA), a 360 km de São Luís. A umidade do ar baixa complica ainda mais a situação dos moradores da cidade.

Pelas ruas, não é difícil encontrar pessoas que relatam transtornos causados pela fumaça. “Sinto a garganta seca, o nariz ressecado. Sinto falta de ar e as crianças também”, contou a estudante Celma da Silva.

A idosa Francisca Oliveira, dona de casa, reclama da falta de ar e irritação nos olhos. “Peguei uma gripe muito forte. Melhorei, mas é muito chato você dormir com fumaça. Irrita os olhos, a garganta, tudo”, disse.

Os incêndios florestais que aconteceram nos últimos dias na zona rural estão prejudicando também quem vive na área urbana de Caxias. O vento leva a fumaça e dificulta ainda a mais s situação de pessoas que tem problemas respiratórios, principalmente crianças e idosos.

Na Unidade de Pronto Atendimento de Caxias, a demanda cresceu 100% de acordo com a direção da própria UPA. A média girava em torno de 150 atendimentos por dia, chegando até 200. Agora, cerca de 300 pessoas procuram a unidade de saúde reclamando de problemas respiratórios.

“O atendimento já é grande por natureza. Agora, nesse período aumentou e tivemos esse salto de 100%, especialmente de pacientes que são portadores de Asma e outras doenças respiratórias crônicas”, disse o diretor da UPA de Caxias, Giancarlos Lima.

Fogo sem controle

Os incêndios em várias cidades do interior do Maranhão tem desabrigado várias famílias. Caxias é um dos municípios mais afetados pelo fogo descontrolado, que queima vegetação, casas e foi causador da morte de vários animais . De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mais de quatro mil incêndios do tipo foram registrados no Maranhão só em outubro.

Atendimento aumentou na UPA de Caxias (MA) por conta dos incêndios na cidade (Foto: Reprodução/TV Mirante)Atendimento aumentou na UPA de Caxias por conta dos incêndios na cidade (Foto: Reprodução/TV Mirante)

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Raimundo Guterrez, afirmou que as altas temperaturas nesta época do ano contribuem para o aumento das queimadas. “Qualquer centelha começa uma ignição e como a temperatura está muito alta e a umidade baixa isso é um problema grave”, explicou.

Após decretar situação de emergência, o governo do Maranhão anunciou o reforço do efetivo dos bombeiros na região Leste do estado.

Neste fim de semana, voluntários da Cruz Vermelha vão sair de São Luís para doar às vítimas em Caxias, o que for arrecadado até esta sexta-feira (19). As doações devem ser feitas na sede da Cruz Vermelha, no bairro Monte Castelo, na capital.

Queimadas

O Maranhão é o 4º estado brasileiro com o maior número de queimadas, segundo dados do INPE. No Brasil, em 2016 foram registrados 73.946 casos de queimadas e incêndios florestais. Destes, 6.508 aconteceram no Maranhão.

Atualmente, o estado tem 159 municípios em situação de risco crítico, 19 com risco alto e cinco com risco médio de queimadas ou incêndios florestais, atingido Terras Indígenas, Biomas e Áreas Protegidas por legislação ambiental estadual e federal.

Fonte: G1 Globo Maranhão