Política

Poder Judiciário seguirá orientações dos decretos municipais e estaduais

Foto: ReproduçãoAlém das determinações do Conselho Nacional de Justiça, o TJ do Piauí deve seguir as orientações dos decretos de isolamento social em vigor
Além das determinações do Conselho Nacional de Justiça, o TJ do Piauí deve seguir as orientações dos decretos de isolamento social em vigor

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) prorrogou o regime de teletrabalho e o Judiciário do Piauí também tomou a mesma medida, mas o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ Piauí), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, afirmou nesta quinta-feira (28) que a data de retorno das atividades presenciais pode ser reavaliada mediante o quadro apresentado pela pandemia da Covid-19 em Teresina. 

A data de retorno para o trabalho presencial do Poder Judiciário do Piauí está marcada para dia 15 de junho poderá sofrer alteração. “Nós voltaremos no dia 15, salvo se por exemplo surgir o pico dessa pandemia porque, além das recomendações do CNJ nós temos que cumprir os decretos. O próprio CNJ determina que os tribunais devem observar a realidade local e cumprir os decretos das autoridades locais como os poder executivo municipal e estadual”, afirmou hoje (28) Sebastião Ribeiro. Segundo o desembargador a principal preocupação do Poder é preservar a saúde dos servidores e dos usuários a Justiça. 

Produtividade em alta 

Sebastião Martins lembrou que do ponto de vista de produtividade o Judiciário tem trabalho e tido mais resultados que em anos anteriores. “As nossas câmaras estão trabalho bastante, os processos e os julgamentos em plenário, a produtividade está muito boa “, afirmou. O desembargador disse que o regime de teletrabalho não atrapalhou os resultados. 

Medidas de segurança 

A ideia é ter uma volta gradual e responsável em cada unidade do tribunal.  Entre as medidas a serem adotadas estará o sistema de rodízio com os servidores, cada um em distância mínima de um metro e meio entre as mesas de trabalho, uso de máscaras e teste em massa dos servidores. 

Fonte: Teresina Diário