Teresina (PI)
PMT inicia cursos profissionalizantes para jovens
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV) e da Fundação Wall Ferraz, deu início hoje (14) a diversos cursos que vão qualificar profissionalmente os jovens para o mercado de trabalho.
O projeto Emprega Jovem tem o intuito de atingir mais de dois mil jovens, com faixa etária de 15 a 29 anos, encontrados em situação de vulnerabilidade social. Através da qualificação da mão-de-obra é possível o desenvolvimento de suas competências sociais e profissionais, e também exercitar práticas de empreendedorismo.
A aula inaugural foi realizada às 9h da manhã no auditório da SEMJUV, localizado na Rua São Pedro, nº 1504, no centro de Teresina, objetivando motivar os jovens para a qualificação profissional que irão participar. Durante o evento foi ministrada palestra de motivação pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), Alexandre Magalhães.
Serão oferecidos cursos nas áreas de atendimento ao cliente, técnicas em vendas, auxiliar de administração, corte de cabelo e depilação, e terão carga horária de 40h e 60h semanais. Serão beneficiados jovens de organizações juvenis como a Cáritas Arquidiocesana, Associação de Comunitárias dos Moradores do Bela Vista, Centro de Apoio a Juventude (CAJU), Associação Comunitária do Bairro São Joaquim, Centro de Juventude Santa Cabrini, Ação Social Arquidioscena/Projeto Canguru, Fundação Cristo Rei e Movimento Pela Paz na Periferia - MP3.
A secretária municipal da juventude, Erinalda Feitosa, reforça a importância do projeto: "Várias comunidades de Teresina serão beneficiadas com esses cursos, e a capacitação tornará os jovens mais competitivos e mais bem preparados para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente", lembrou a secretária.
O Presidente da Fundação Wall Ferraz, Antônio José Moraes, parceiro do projeto, afirma que uma gestão compartilhada, através de ações em conjunto como esta, maximizam as ações da Prefeitura de Teresina, e comenta a importância da parceria: "A SEMJUV possui um público alvo, a juventude, e através do mapeamento das organizações juvenis feitas pela secretaria podemos avançar nas nossas ações, agilizando o início e a execução dos cursos".
As aulas começam no próximo dia 25, atendendo a um calendário e turno da organização ao qual estão vinculadas.
Fonte: Prefeitura de Teresina