Geral

PM e iFood farão acordo para evitar roubos por falsos entregadores

Foto: ShutterstockPM e iFood farão acordo para evitar roubos por falsos entregadores
PM e iFood farão acordo para evitar roubos por falsos entregadores

A Polícia Militar do Rio de Janeiro e o serviço de delivery de refeições iFood devem anunciar em breve uma parceria para coibir uma onda de crimes que vêm sendo cometidos por bandidos disfarçados de entregadores. De acordo com o jornal carioca Extra, uma reunião teria sido marcada para a semana que vem, para traçar estratégias de combate a esse tipo de assalto, que ocorre também em outras cidades.

Uma das ações, adianta a publicação, poderia ser a instalação, nas motos de entrega, de algum dispositivo de segurança, como foi feito pela Uber. Na quarta-feira (29), foi aprovada a integração entre o app da plataforma e o serviço 190 da PM do Rio de Janeiro, após 40 dias de testes na Baixada Fluminense.

A novidade, que será implantada na capital até o dia 15 de julho, consiste em um botão de alerta disponível no aplicativo, que pode ser acionado tanto pelo motorista, quanto pelo passageiro em situações de emergência. No caso do iFood, “seria importante que as bags tivessem algum tipo de identificação, como uma numeração vinculada à carteira de motoristas”, sugere o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, no site da associação de restaurantes.

Como são realizados os assaltos por falsos entregadores do iFood?

A onda de assaltos praticados por criminosos utilizando motocicletas e caracterizados como entregadores do iFood tem ocorrido também em São Paulo. Durante as ações, os assaltantes usam coletes e carregam bolsas térmicas com o logotipo da empresa. A abordagem geralmente não levanta suspeitas, uma vez que as vítimas presumem se tratar de um motoboy a serviço do delivery.

As imagens desses assaltantes, que geralmente agem armados e em duplas, têm sido capturadas por câmeras de segurança e compartilhadas nas redes sociais. Geralmente, as vítimas estão caminhando na calçada quando são abordadas pelos falsos motoboys. Um deles faz a abordagem enquanto o outro recolhe os pertences.

Fonte: Tecmundo