Teresina (PI)

Piauienses conquistam medalha de ouro em campeonato de Jiu-Jítsu na Argentina

Os atletas Helder Cristian Feitosa, Genilson Ferreira Cardoso, Isabel Cristina Soares e Ana Luiza Oliveira conquistaram medalha de ouro no III Campeonato MERCOSUL de Jiu-Jítsu, realizado no último sábado, dia 30 deabril, e domingo, 1º de maio, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. A equipe foi campeã nas categorias super pesado adulto, leve adulto, médio juvenil e pesado infanto juvenil.

Acompanhando os jovens atletas, o técnico Major do Exército Brasileiro, Oliveira Júnior, conta que a melhor atração do campeonato foi a competição de Genilson Ferreira- faixa roxa, conhecido como "O Jacaré". "Após três árduas disputas, ele consagrou-se campeão", declara emocionado, agradecendo o incentivo e o apoio da Prefeitura de Teresina.

O major ainda destaca que uma das maiores dificuldades para os atletas é o patrocínio, principalmente nestes eventos a nível internacional. "Quando as competições são desse tipo é difícil conseguirmos os patrocinadores, mas a prefeitura e o governo acreditaram em nossos jovens e conseguimos destacar o Piauí no cenário esportivo", disse.

Ana Luiza, faixa laranja, também arrancou aplausos dos torcedores. Ela, que tem apenas 12 anos, já conquistou o 2° lugar em campeonato mundial, 2° lugar no pan-americano, 1° lugar no campeonato norte-nordeste de jiu-jítsu, além de diversos títulos estaduais. Agora, a jovem ganhou mais uma medalha de ouro para sua coleção. "Eu estou muito contente, mais uma medalha. Nós treinamos muito mesmo, queríamos trazer algo para o Piauí e o resultado de nossa dedicação foi o ouro", o relatou a atleta que competiu na categoria infanto juvenil pesado.

A equipe de piauiense Orions Nova União ressalta que se sente com o dever cumprido, e mais incentivada, visto que participar III Campeonato MERCOSUL foi um diferencial para eles. "Agora o momento é de total dedicação e compromisso, pois estaremos em São Paulo nos dias 13 a 17 de maio participando de mais um campeonato", revelou Ana Luiza, acrescentando que ela e o os outros três campeões fazem parte de um projeto de lutas que funciona há cerca de cinco anos, no clube do Marquês, onde treinam jiu-jítsu e defesa pessoal gratuitamente de segunda a sábado.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Humberto Mariano, a presença de atletas piauienses em eventos internacionais é de extrema importância. "O esporte não deve ser visto apenas como uma simples atividade física, mas sim como garantia de um futuro. A Prefeitura de Teresina apoia o comparecimento de jovens nessas competições, que mostram ao Brasil e ao mundo a potencialidade de nosso Estado, destaca."

Foto: Reprodução Site da Prefeitura de Teresina

Fonte: Prefeitura de Teresina