FIEPI/ Piauí

Piauiense se torna primeiro finalista do "Soletrando 2011". CONFIRA

Izael Francisco de Brito Araújo de 14 anos, representante do Piauí no Soletrando 2011, é o primeiro finalista da eliminatória da região "A", que engloba os estados do Nordeste. A primeira eliminatória aconteceu nesse sábado (20).

O piauiense soletrou corretamente a palavra "Extorsionário", enquanto que os outros dois concorrentes Leonardo, do Ceará, e Ivan, de Pernambuco, erraram a resposta. Além da vitória, Izael também faturou um cheque no valor de R$10 mil.

Natural do município de Cocal dos Alves, localizado a 312 quilômetros de Teresina, Izael estuda na Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão. Ele começou a estudar quando tinha sete anos de idade, mesmo assim seu desempenho é excelente, segundo seus professores. Segundo o estudante, ele se dedica aos estudos 6 horas por dia. Criado pela mãe e avô, Izael é o orgulho da família e todos torcem bastante pela sua vitória na diputa.

Deste vez, os 27 estados brasileiros foram divididos em três regiões: Região A, com Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe; Região B, com Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Tocantins, Goiás e Distrito Federal; e Região C, com Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O piauiense Izael concorreu com Cinthya Laís Santana Mendes (Alagoas), Gabriel Aparecido Neves (Bahia), Leonardo de Sousa Magalhães (Ceará), Anna Carolina Lima Rodrigues (Maranhão), Maria Henriques de Souto (Paraíba), Ivan de Alcântara Barros (Pernambuco, Gabriel Cledson da Silva (Rio Grande do Norte) e Valéria Rodrigues do Nascimento (Sergipe).

O professor Sérgio Nogueira, com mais de 30 anos de carreira e autor de mais de 10 livros sobre a sobre a língua portuguesa, foijurado durante todo o concurso de soletração, agora acompanhado também de uma personalidade representante de cada região. A atriz e cantora Emanuelle Araújo foi a jurada dos estados do Nordeste.

A grande homenageada do ‘Soletrando 2011’ será Maria Clara Machado, que em abril deste ano completaria 90 anos. Uma das principais fomentadoras do teatro brasileiro, a escritora redigiu mais de 20 peças infantis e criou uma companhia de teatro que revelou grandes atores no país, o Tablado.

O vencedor de 2011 levará um troféu com o nome da escritora, que este ano será criado e confeccionado pelos artistas plásticos Gustavo e Otávio, mais conhecidos como “Os Gêmeos”, além de uma bolsa de R$ 100 mil para ser investida em educação. Para cada biblioteca das escolas dos 27 participantes serão doados 10 volumes da obra de Maria Clara Machado.

O Soletrando é realizado pela TV Globo com apoio das afiliadas da emissora e dos departamentos regionais do SESI de todos os Estados. A etapa estadual piauiense, seletiva para fase nacional foi realizada em outubro de 2010, com 26 estudantes, matriculados em escolas públicas de Teresina, Floriano, Monsenhor Hipólito e Cocal dos Alves.

Fonte: Ascom/FIEPI