Geral

Piauí mais uma vez tem a menor taxa de abstenção no ENEM

Foto: Jailson SoaresEstudantes de aglomeram na entrada da Uespi no primeiro dia de prova do Enem
Estudantes de aglomeram na entrada da Uespi no primeiro dia de prova do Enem

O Piauí foi o estado brasileiro que teve a menor taxa de abstenção na aplicação da 1º etapa do Enem 2018.  Os dados foram divulgados pelo Inep durante coletiva de imprensa  concedida na noite desse domingo (4). 

Em dia de prova considerado tranquilo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve o menor percentual de ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação: 24,9%. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a abstenção foi de 25,8% no Ceará.

Dos 119.379 inscritos, 97.294 compareceram aos locais de prova neste domingo (04), o que representa 81,5% do total, é o que apresenta os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).O percentual de faltosos deste ano no Piauí foram de 18,5%, o equivalente a 22.085 dos inscritos.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, explicou que era esperado maior presença dos candidatos devido ações para reduzir o número de ausentes, implementadas desde 2016. "Primeiro passamos a exigir mais dados dos participantes que solicitavam isenção, depois anunciamos a justificativa de ausência. Em 2018 concretizamos todo esse movimento com a criação de um período específico para solicitação de isenção da taxa de inscrição e para essa justificativa. Nesse mesmo período, ampliamos o perfil de participantes com direito a não pagar a taxa de inscrição", explica.

Horário de verão 

O horário de verão, que teve inicio neste domingo (04), não foi empecilho para os estudantes piauienses. Mesmo com o adiantamento da hora da prova, houve poucos relatos de candidatos atrasados. 

A recomendação do Ministério da Educação é de que os estudantes cheguem cedo aos locais para não correr o risco de perder a aplicação da prova. No próximo domingo (11), será o segundo dia de provas do Enem. De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, o número final de faltantes será divulgado no segundo dia do exame, 11 de novembro. Aqueles que comparecerem no segundo dia de prova serão considerados presentes. Os portões dos locais de aplicação do exame serão fechados pontualmente às 12h (horário local).

Com Informações: Inep e Seduc

Fonte: Redação do PortalRG