Geral

Piauí é o Estado com maior taxa de presentes no ENEM 2018, pelo 3º ano seguido tem esse título

Foto: Catarina MalheirosPelo terceiro ano seguido, Piauí tem menor taxa de faltosos no Enem
Pelo terceiro ano seguido, Piauí tem menor taxa de faltosos no Enem

Terceiro ano seguido que o estado do Piauí tem o maior número de presentes do Brasil. Foi registrado apenas 24,4% de abstenção no segundo dia de prova e com 18,5% no primeiro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo dados foram inscritos 119.379 no Piauí, desses compareceram 93.832 aos locais de prova neste Domingo (11). Houve mais de 5,5 milhões de inscritos e mais de 1 milhão de faltosos, depois do Piauí foi a Paraíba com a menor taxa de faltosos com 24,7%. No entanto a maior taxa está com o Amazonas com 37,5% dos inscritos não foram.

“Essa é a taxa dos ausentes do primeiro e segundo dia de prova. A taxa de abstenção só vai ser calculada depois da aplicação do Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade), que acontece em dezembro”, destacou a diretora do INEP, Maria Inês, durante coletiva de imprensa.

Segundo o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, já era esperado um leve aumento no número de faltosos, pois quem falta o primeiro dia geralmente falta o segundo além das pessoas que desistiram depois do primeiro dia de prova.

No dia das Provas

Com base em relatos o segundo dia de prova, Domingo (11), foi tranquilo. Só teve alguns problemas em relação a energia em um local em José de Freitas e em Picos, mas os inscritos seguiram normalmente com as provas.

O SAMU ficou em estado de alerta no dia para as pessoas que passassem mal durante a prova. A Secretaria de Segurança informou algumas tentativas de pequenos furtos de veículos.

O Secretário do Estado da Educação, Helder Jacobina, diz que parece ser mais fácil chegar ao local de prova no estado do Piauí que em outros locais da Federação.Piauí tem a menor taxa de faltosos por 3 anos seguidos, ENEM 2016, 2017 e 2018.

Fonte: Redação do PortalRG