Geral

Piauí é o estado com maior taxa de presença no Enem

Foto: DivulgaçãoENEM
ENEM

O Piauí registrou 81% de presença dos estudantes no primeiro dia de prova no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A taxa é a maior do Brasil pelo quarto ano consecutivo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

Marcaram presença 99.100 candidatos nos locais de prova. Segundo os dados divulgados pelo instituto, dos 122.338 foram inscritos no Piauí, 23.238 faltaram.

Em todo o Brasil, mais de 5,1 milhões de pessoas se inscreveram e 1,2 milhão faltaram. Depois do Piauí, a maior taxa foi da Paraíba, com 80,5% de presentes. A maior quantidade de abstenções foi registrada no Amazonas, 31,1% dos inscritos.

O secretário de estado da Educação, Ellen Gera, comemorou o número e lembrou que o programa Passe Livre, uma das ações do Pré-Enem Seduc, garantiu, em 2019, transporte para mais de 5 mil estudantes da capital.

“Em 2016, quando foi identificado que muitos alunos deixavam de fazer a prova simplesmente por não ter dinheiro para o vale transporte, o Governo do Estado criou o Passe Livre e deixou os estudantes tranquilos com relação ao transporte. De lá para cá, o Governo tem se esforçado para que tanto os alunos da rede pública da capital, quanto do interior, tenham transporte garantido nos dias de prova”, explicou.

Para Ellen Gera, o dado positivo é reflexo das ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem dado todo o apoio e suporte nos preparativos para o Enem.

“Durante todo ano trabalhamos para preparar nossos alunos para o Enem. Nas escolas da nossa rede, os professores têm feito um belíssimo trabalho com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Para complementar esse trabalho, a Seduc, por meio do Pré-Enem, realizou 35 revisões de auditório ao longo do ano, sendo 07 revisões em Teresina, 18 no interior e 10 contemplando os reeducandos do  sistema prisional”, destacou o secretário.

Além das revisões, os alunos da rede pública têm à disposição outros meios de preparação para o Enem como o aplicativo Canal Educação, disponível no Google Play e App Store, para correção de redação, simulados e vídeos aula, e ainda preparatório Pré-Enem, realizado via mediação tecnológica para os mais de 300 polos distribuídos pelo Piauí.

Fonte: Cidade Verde