Geral

Piauí e o 5º no País com maior índice de pessoas que bebem antes de dirigir

Foto: Roberta Aline / Cidade VerdePiauí e o 5º no País com maior índice de pessoas que bebem antes de dirigir
Piauí e o 5º no País com maior índice de pessoas que bebem antes de dirigir

Um em cada quatro piauienses assumiu o volante de um veículo após ingerir bebida alcoólica. O dado, que coloca o Piauí na quinta colocação no país com maior proporção de pessoas que beberam antes de dirigir, foi divulgado nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e consta na Pesquisa Nacional de Saúde 2019.

Segundo o IBGE, entre as pessoas com 18 anos ou mais de idade que afirmaram ter dirigido no período de referência da pesquisa, cerca de 25,4% haviam consumido álcool em pelo menos uma ocasião. Foi considerado o fato ocorrido no intervalo de doze meses anteriores à entrevista da pesquisa e independentemente da quantidade de álcool consumida.

Só Tocantins (31,4%), Maranhão (27,4%), Sergipe (25,7%) e Paraíba (25,6%) tiveram percentuais superiores ao do Piauí. No Brasil, cerca de 17% das pessoas com 18 anos ou mais de idade que dirigiram haviam ingerido bebida alcóolica logo antes.

A pesquisa traz dados de Teresina. Na capital do Piauí, 22,4% dos entrevistados beberam antes de dirigir. É o quart maior percentual entre as capitais, ficando atrás apenas de São Luís/MA (28,5%), Palmas/TO (25,9%) e Campo Grande/MS (24,2%). A média entre as capitais é de 14%.

Ainda de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, 19,2% da população piauiense com 18 anos ou mais de idade consumiu álcool de forma abusiva nos 30 dias anteriores à entrevista da pesquisa. Nesse ponto, o maior percentual é de Sergipe (23,7%), já o Piauí ficou em 9º lugar com maior proporção. 

No Brasil, a taxa de consumo abusivo de álcool foi de 17,1%. Em Teresina o índice foi de 20,9%, sétimo maior entre as capitais, sendo que Aracaju teve o maior (28,1%). 

Fonte: Cidade Verde