Geral

Petroleiros fazem manifestação contra a venda de refinaria em Betim

Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A PressPetroleiros reivincam transparência na privatização da Refinaria Gabriel Passos, em Betim
Petroleiros reivincam transparência na privatização da Refinaria Gabriel Passos, em Betim

Um ato contra a venda da Refinaria Gabriel Passos (Regap) ocorreu na manhã desta segunda-feira (18/7) em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Petroleiros e representantes de sindicatos de outros estados ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se reuniram no gramado da refinaria.

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros de Minas (Sindipetro/MG), há um em andamento um sucateamento da Regap para que ela possa ser privatizada. Além disso, os trabalhadores denunciam a falta de transparência da Petrobras em relação à venda da refinaria. 

Para os sindicalistas, a privatização pode elevar o preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha, como teria acontecido em outros estados após a venda. 

“Queremos alertar a sociedade para os prejuízos que essa privatização vai trazer ao povo mineiro, como aumento de preços dos combustíveis, queda na arrecadação de impostos, demissões em massa, risco de acidentes ambientais e ameaça à independência energética, entre outros”, afirma Alexandre Finamori, coordenador geral do Sindipetro/MG.

Eles reivindicam também melhores condições de trabalho e aguardam mesa de negociação com a empresa para esclarecimentos sobre a iminente venda da refinaria.

Amanfiestação não teve reflexos no abastecimento de combustíveis nos postos da Grande BH. *Estagiária sob supervisão 

Fonte: EM