Teresina (PI)

Passeata na Frei Serafim marca Ação Nacional Criança não é de Rua

Uma passeata realizada na quarta - feira (20), na Avenida Frei Serafim, em Teresina, marcou a Ação Nacional Criança não é de Rua, promovida anualmente dentro da Semana Santa, buscando incitar a reflexão sobre os riscos diários enfrentados por crianças e adolescentes que vivem nas ruas.

Este é o terceiro ano da ação em Teresina, momento no qual crianças e entidades reivindicam atenção do poder público e da sociedade para que seja reforçada as políticas públicas de promoção ao enfrentamento da situação de moradia nas ruas. Neste ano, a movimentação iniciou na Igreja São Benedito seguindo até o Hospital Getúlio Vargas.

As crianças assistidas pelos projetos da Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal do Trabalho Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) participaram da caminhada e se manifestaram com encenações artísticas e apresentações musicais como as realizadas pelo grupo de percussão do Projeto Cidadania, pelo grupo de capoeira da Casa de Metara e pelo grupo de flauta do NAI Wall Ferraz.

"Me sinto muito feliz em estar hoje aqui, participando desta manifestação, já que antes eu vivia nesta situação de rua . Hoje eu mostro meu exemplo para as outras crianças, mas antes eu trabalhava no lixão e morava nas ruas, eu perdi muito nas ruas,"disse a adolescente Ângela Patrícia.

Rosângela Mendes, representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT), afirma que o objetivo de conseguir sensibilizar a população e o poder público foi alcançado: "Estamos satisfeitos, pois nós do CMDCAT conseguimos inserir Teresina mais uma vez, no rol das cidades que anualmente se mobilizam em defesa dos direitos de crianças e adolescentes que vivem em situação de moradia nas ruas. Só precisamos ratificar que o nosso desejo é garantir que esta ação não seja uma ação isolada, apenas no dia de hoje. O que queremos é que diariamente essa causa seja trabalhada, até o dia que não haja mais crianças na rua, suscetíveis a situações de drogadição e abandono".

A campanha atualmente é nacional, com a participação de diversas cidades brasileiras, mas como uma ação individual de sensibilização, ocorrida na cidade de Fortaleza no ano de 2007. No ano seguinte houve a adesão de Recife e em 2009 o movimento ocorreu em dez cidades brasileiras, sendo então denominada, de Ação Nacional Criança Não é de Rua. No ano passado quatorze cidades participaram do ato político de enfrentamento à situação de moradia nas ruas. Este ano participam 22 cidades brasileiras.

Fonte: Prefeitura de Teresina