Entretenimento

Partes da Bíblia que foram comprovadas pela Ciência

Foto: ShutterstockPartes da Bíblia que foram comprovadas pela Ciência
Partes da Bíblia que foram comprovadas pela Ciência

Como qualquer outro texto religioso da História, a Bíblia está aberta à interpretação e não é confirmado de que seja factualmente precisa em cada relato. Mas alguns versículos de textos do Livro Sagrado foram sim provados pela ciência como verdadeiros!

A Terra é redonda

Embora algumas teorias conspiratórias possam dizer o contrário, a ciência confirmou a forma do nosso planeta como redonda. Isso também é mencionado na Bíblia: "Ele se senta entronizado acima do círculo da terra" (Isaías 40:22).

O núcleo do planeta é quente

Quanto ao núcleo da Terra ser quente, bem, Jó 28:5 menciona: "A terra, de onde vem a comida, é transformada abaixo como pelo fogo."

A Terra flutua no espaço

E se você está procurando a confirmação bíblica de que a Terra flutua no espaço, então não procure mais! Está em Jó 26:7 a seguinte frase: "Ele espalha os céus do norte sobre o espaço vazio; ele suspende a terra sobre nada."

A água muda de estado

O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, é um fenômeno bem conhecido. Acontece que a Bíblia menciona isso mais de uma vez. Eclesiastes 1:7 diz: "Todos os córregos fluem para o mar, mas o mar nunca está cheio. Para o lugar de onde os córregos vêm, lá eles voltam novamente."

Amós 9:6 também menciona isso em um trecho: "Ele pede as águas do mar e as derrama sobre a face da terra." E assim também faz Jó 36:27-28: "Ele elabora as gotas de água, que destilam como chuva para os córregos; as nuvens derramam sua umidade e chuvas abundantes caem sobre a humanidade."

Outro exemplo pode ser encontrado nos Salmos 135:7, onde se lê: "Ele faz as nuvens se erguerem das extremidades da terra; Ele envia raios com a chuva e traz o vento de seus depósitos."

O grande dilúvio provavelmente aconteceu

A Arca de Noé é uma das histórias mais populares da Bíblia. E de acordo com evidências geológicas, o Grande Dilúvio pode ter realmente acontecido.

A arca teria funcionado

De acordo com Gênesis 6:13-22, as instruções de Deus para Noé foram as seguintes: "A arca deve ter cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura."

A arca teria funcionado

Acontece que a matemática está correta. De acordo com cálculos feitos por estudantes de física da Universidade de Leicester em 2014, a arca conseguiria realmente flutuar e transportar com segurança pares de cada espécie animal no dilúvio!

Há incontáveis estrelas no céu

Claro, sabemos que o universo tem muitas estrelas. E por muitas, estamos falando de até um trilhão de estrelas por galáxia. E estima-se que exista cerca de 100 bilhões de galáxias no universo

Há incontáveis estrelas no céu

A Bíblia menciona isso em Jeremias 33:22: "Farei os descendentes do meu servo Davi e os levitas, que me servem, tão numerosos como as estrelas do céu e incontáveis como a areia das praias do mar."

Nem todas as estrelas são criadas da mesma maneira

A Bíblia também menciona que o brilho ou magnitude das estrelas varia. "Um é o esplendor do sol, outro da lua, e outro ainda o fulgor das estrelas; e as estrelas diferem em luminosidade umas das outras." (I Coríntios 15:41).

Corpos celestiais não duram pra sempre

Agora sabemos que estrelas e outros corpos astronômicos morrem. A ciência confirmou isso, mas a Bíblia já menciona esse fato.

Corpos celestiais não duram pra sempre

Mateus 24:35 diz: "O céu e a terra vão morrer, mas minhas palavras jamais passarão."

O universo é composto de partículas invisíveis

Hebreus 11:3 diz: "Pela fé entendemos que o universo foi formado sob o comando de Deus, de modo que o que é visto não foi feito do que era visível."

Parece que a Bíblia está falando de átomos. Prótons, nêutrons e elétrons que são invisíveis a olho nu. Os átomos compõem praticamente tudo, incluindo nós.

Davi poderia ter derrotado Golias

Um garotinho derrotando um gigante pode parecer improvável, mas a história de Davi e Golias em I Samuel 17 diz o contrário.

Um estilingue pode não ser a arma mais poderosa, mas as pedras do Vale De Elah eram feitas de sulfato de bário, que é extremamente denso e elas teriam facilmente ferido Golias.

Mas não é só isso. Sendo um gigante, Golias provavelmente sofria de acromegalia (superprodução de hormônio do crescimento). Isso pode causar problemas na visão, e a visão periférica pode ser limitada, o que teria sido bem útil para Davi.

Existem montanhas submarinas

Essas formas geológicas são na verdade chamadas de montes submarinos e são mencionadas na Bíblia.

Salmos 104:6 diz: "Você cobriu-o com as profundezas aquáticas como com uma peça de roupa; as águas estavam acima das montanhas."

O Sol realmente parou de se mover

Porque aconteceu um eclipse, podemos ler em Josué 10:12: "Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeão, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom."

O Sol realmente parou de se mover

Este foi provavelmente um eclipse, que os pesquisadores datam de 30 de outubro de 1207 a.C.

Criaturas não podem viver sem sangue

A história de Adão e Eva na Bíblia é conhecida por quase todo mundo. Os humanos têm, de fato, um ancestral biológico feminino chamado Eva Mitocondrial, que precede nossa espécie (Hommo Sapiens). Há, no entanto, uma coisa que conecta todos nós, criaturas vivas: sangue.

"Pois a vida da carne está no sangue, e eu o dei a vocês para fazerem propiciação por vocês mesmos no altar; é o sangue que faz propiciação pela vida." (Levítico 17:11).

Higienizar é realmente importante

A pandemia nos fez profissionais em higienizar nossas mãos e roupas para evitar a propagação do vírus, mas a Bíblia mencionou a importância disso há muito tempo.

O isolamento contém doenças

Enquanto as quarentenas adequadas se desenvolveram mais tarde na história, a Bíblia aconselhou "isolar a pessoa afetada por sete dias", e se elas não melhorarem, "isolá-las por mais sete dias" (Levítico 13:1-5).

Higiene e isolamento

Levítico 11:28, por exemplo, diz: "Quem carregar o corpo de algum deles lavará suas roupas e estará impuro até a tarde. São impuros para vocês."

Fonte: Stars Insider