Teresina (PI)

Pais de alunos atendidos pelo CMAM participam de palestra sobre educação dos filhos

Foto: Ascom / SemecPais de alunos atendidos pelo CMAM participam de palestra sobre educação dos filhos
Pais de alunos atendidos pelo CMAM participam de palestra sobre educação dos filhos

Os pais de alunos atendidos pelo Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho (CMAM) participaram de palestra sobre a parceria escola e família. Na ocasião, a psicóloga Andréia Leite realizou o lançamento do seu primeiro livro “Relação Pais e Filhos e Desenvolvimento Mental de Crianças”.

O livro é uma coletânea de 17 artigos escritos a partir dos relatos de pais atendidos pelo CMAM. Segundo a psicóloga Andréia Leite, os pais precisam entender o papel fundamental que cumprem na educação da criança. “A escola não consegue fazer nada sozinha, é preciso que os pais compreendam a importância de estabelecer limites e oferecer carinho, isso faz toda a diferença na vida escolar da criança”, explica.

O CMAM é um serviço de parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). O Centro atende crianças e adolescentes com idades entre cinco e 16 anos e que são encaminhados pelas escolas da Rede Municipal com suspeita de algum transtorno, como dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDH), transtornos emocionais e de fala. Além de consultas e terapias com uma equipe de profissionais diversos, o Centro disponibiliza especialistas para apoiar diretamente as escolas, com palestras e orientações até para os pais.

“Em três anos, nós já atendemos 1.229 alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina, somando um total de 4.064 atendimentos médicos, 275 alunos atendidos com terapia e 32.177 sessões terapêuticas”, afirma Daniela Escórcio, diretora do CMAM. Ela diz ainda que o livro da psicóloga Andréia Leite é uma forma de orientar os pais como lidar com determinados assuntos. “Cada etapa tem suas dificuldades e conquistas, pois ocorrem em momentos diferentes”, conclui.

Fonte: Prefeitura de Teresina