Entretenimento

Padrões de beleza bem bizarros que foram tendência ao redor do mundo

1. Desenhar sobrancelhas com formatos diferentes

Engana-se quem pensa que o cuidado com a aparência das sobrancelhas é algo recente. Já foi costume, na China, raspá-las e desenhar formas totalmente novas no lugar. Havia as totalmente redondas ou retas, as onduladas e as inspiradas em elementos da natureza.

Desenhar sobrancelhas


 

2. Tatuar sorrisos ao redor dos lábios

Para arranjarem um casamento, as mulheres da etnia Ainu — originária do extremo norte do atual território japonês —, a partir do início da puberdade, começavam a tatuar sorrisos em volta dos lábios. A conclusão dos desenhos, marcada por dores e cicatrizes, indicava que elas estavam prontas para o matrimônio. Em 1871, a prática passou a ser considerada oficialmente proibida.

Tatuar sorrisos

3. Ter um sorriso escuro

Como nós já mostramos aqui, pintar os dentes de preto fazia parte de uma tradição japonesa chamada “ohaguro”. Trata-se de uma técnica milenar que consistia em aplicar na arcada dentária, quase que diariamente, uma substância escura — preparada à base de tinta, acetato de ferro e ervas — para mantê-la sempre escura e brilhante.

Ter um sorriso escuro

4. Concurso de beleza masculina

Diferente da Terra do Sol Nascente, o que vale neste concurso de beleza masculina da tribo Woddabe, da Nigéria, é a brancura dos dentes. Este é apenas um dos critérios avaliados por um júri formado inteiramente por mulheres. Há várias gerações, elas analisam também a performance dos candidatos e a sua pintura corporal.

beleza masculina

5. Deixar as pernas à mostra

Enquanto as mulheres ocultavam suas pernas debaixo de várias camadas de roupas, os homens da Idade Média faziam questão de deixá-las sempre à mostra. Para tanto, eles usavam meias cuja finalidade era justamente realçar as suas panturrilhas torneadas.

pernas à mostra

6. Perfurar o nariz

Na Índia, persiste até os dias de hoje o hábito de perfurar o nariz para adorná-los com joias e pingentes. Uma das peças mais populares entre as indianas é o acessório que liga a orelha ao nariz através de uma corrente com balangandãs.

Perfurar o nariz

7. Ter os cabelos extremamente longos

Na remota aldeia de Huangluo, no interior da China, vivem mulheres cujos cabelos são cortados uma vez na vida, sempre aos 16 anos. A explicação para esse costume, mantido até hoje, é que longas madeixas garantiriam a elas longevidade e uma vida próspera. Conta-se que, antigamente, os homens que as vissem de cabelos soltos eram obrigados, segundo as regras locais, a pedi-las em casamento.

cabelos extremamente longos

*

Fonte: Megacurioso