Geral

Ovo raro intriga moradores de União-PI

Clique União
Foto: DivulgaçãoO caso é raro, mas não é a primeira vez que acontece
O caso é raro, mas não é a primeira vez que acontece

Um caso raro tem intrigado os moradores da localidade Carnaúba Arrumada, zona rural norte  de União. Uma galinha botou um ovo que uma das pontas é bem mais fina que a outra e mais grossa que o meio, dando a aparência de um boliche. O caso aconteceu com uma das galinhas da Dona Emirene e na mesma ninhada somente um dos ovos é diferente.

O caso é raro, mas não é a primeira vez que acontece. Em 2014, uma galinha botou ovo com essas mesmas características na cidade de Olímpia,  interior de São Paulo. Na época, o veterinário José Henrique Ferreira, especialista em aves, disse ao Portal G1 que o fato é raro e que a deformação começa na formação do ovo. Ferreira afirma que há outras alterações mais comuns durante as etapas de formação, como ovos com duas gemas, ovos com casca moles, ovos com diferentes texturas, ovos sem gema.

“Tudo indica que neste caso houve uma alteração na etapa de formação da casca do ovo, onde um mesmo ovo por efeito da contração das paredes do útero teve sua arquitetura alterada ou até mesmo a fusão de dois ovos de tamanhos diferentes e que estavam próximos, dentro útero, foram calcificados unidos”, afirma o veterinário.

Fonte: Clique União