SESC/PI

Orquestra Jovem participa do 9º Festival Internacional Sesc de Música

Foto: Sesc-PIOrquestra Jovem do Sesc participam do 9º Festival Internacional Sesc de Música
Orquestra Jovem do Sesc participam do 9º Festival Internacional Sesc de Música

Entre os dias 14 e 25 de janeiro o Rio Grande do Sul receberá novamente um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o 9º Festival Internacional Sesc de Música. Durante duas semanas serão oferecidos, na cidade de Pelotas, 60 espetáculos gratuitos, entre concertos, recitais e apresentações nas comunidades, além dos 24 cursos disponíveis, que vão reunir cerca de 380 alunos de estados e países diferentes.

O corpo docente conta com 49 professores, oriundos de 14 nacionalidades, o que qualifica ainda mais o ensino pela diversidade e proporcionará um intercâmbio ímpar de culturas e idiomas. A expectativa é reunir cerca de 500 profissionais da música, entre professores, estudantes, músicos e técnicos.

Esta 9ª edição caracteriza-se pela forte inserção dos Festivais na Comunidade, com mais de 20 apresentações levando música aos mais variados espaços da cidade, como hospitais, asilos, igrejas, praia e zona rural.

Um grupo de 12 alunos, sendo cinco do Sesc Ilhotas, em Teresina, e sete do Centro Cultural Sesc Caixeiral, em Parnaíba, representará a Orquestra Jovem do Sesc Piauí no Festival, juntamente com jovens instrumentistas de projetos de formação de orquestra realizados no Sesc Sergipe e  Sesc Minas Gerais. Além da realização do concerto de abertura da série Concertos Sesc Partituras 2019, os participantes terão a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos participando de formações paralelas com professores internacionais. 

O grupo de jovens músicos embarca para Pelotas no dia 13/01, ficando na cidade até o fim do Festival. Eles estarão acompanhados do maestro Wellington Emanuel e do técnico de música do Sesc Ilhotas, Samuel Andrade.

“Esse Festival é um dos maiores da América Latina, reunindo alunos e professores do mundo todo, o que possibilitará aos nossos jovens músicos uma excelente troca de saberes e experiências. Nossa expectativa é a melhor possível, pois estaremos expondo nossos alunos a novos horizontes, novas culturas. Essa troca de conhecimento eles levarão para toda a vida”, disse Samuel.

Orquestra Jovem do Sesc

As atividades de música no Sesc promovem ações que ampliam o conhecimento e a sensibilidade em relação às artes e aos elementos que as constituem. Essas ações são aulas de instrumentos musicais, conhecimento teórico, vivências de prática de repertório e práticas de orquestra jovem, dentre outros, todos ofertados pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) da instituição.

Como forma de consolidar suas ações, o Sesc mantém a Orquestra Jovem do Sesc (OJS), na qual os alunos participam, em média, durante três a cinco anos. As vagas disponíveis para ingressar na Orquestra são sempre renovadas, pois o objetivo é favorecer a formação de novos instrumentistas, por isso a denominação de “Orquestra Jovem”.

As belíssimas apresentações com os alunos e professores se mesclam nos palcos, emocionando o público, além de familiares e amigos dos músicos.

Fonte: Sesc-Pi