Geral

Órfãos das chuvas podem ser adotados no Rio

Neste domingo (16), a juíza Inês Coutinho, da Vara da Infância de Teresópolis, vai montar um posto de atendimento para cadastrar casais interessados em adotar crianças do município, devastado pelas chuvas que atingiram a região serrana do Rio. O número de mortos em consequência das chuvas na cidade chegou a 263 na noite deste sábado, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. Equipes ainda buscam vítimas. Nos cinco municípios atingidos, são 613 vítimas.

Muitas crianças ficaram órfãs com a tragédia. O posto da Vara da Infância estará no ginásio Pedro Jahara ("Pedrão"), à rua Tenente Luiz Meirelles, 211, centro, a partir das 9h. O local funciona como central de doações e abrigo para as famílias que perderam suas casas.

De acordo com a Prefeitura de Teresópolis, as adoções ocorrerão no sistema de guarda provisória.

SUSTO

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), sentiu hoje na pele o efeito das chuvas na região serrana. Com visita programada a Nova Friburgo para as 11h, ele não conseguiu pousar na cidade de helicóptero e teve que descer em Cachoeiras de Macacu, a 40 km.

No meio do caminho, na rodovia estadual RJ-116, caiu uma chuva forte e houve um deslizamento abaixo do nível do asfalto, que começou a se desfazer. "É assustador. De repente a água vem e a estrada que estava semibloqueada começa a ruir", disse Cabral.

Foi decretado luto oficial de sete dias no Estado e de três dias no Brasil.

Ontem, Cabral afirmou hoje que haverá o momento de se fazer "autocrítica" e "avaliação" sobre a tragédia na região serrana, mas ainda não é hora.

Fonte: Folha.com