Meio Ambiente

ONG prevê nascimento de 14 mil filhotes de tartarugas e faz alerta aos motoristas

Foto: Instatuto Tartarugas do DeltaONG prevê nascimento de 14 mil filhotes de tartarugas e faz alerta aos motoristas
ONG prevê nascimento de 14 mil filhotes de tartarugas e faz alerta aos motoristas

De janeiro a julho é período de desova para as tartarugas marinhas no litoral piauiense. E para evitar a morte dos filhotes, a ONG Tartarugas do Delta faz um alerta aos turistas e moradores para evitarem andarem de carros em praias que são tradicionais para o nascimento dos animais. 

Até o momento, o Instituto Tartarugas do Delta já encontrou 115 ninhos no litoral piauiense. A previsão é nascer mais de 14 mil filhotes nessa temporada. 

Por conta disso, o instituto pede que turistas evitem dirigir nas praias porque isso pode destruir os ninhos ou esmagar tartarugas que estão saindo deles em direção ao mar. 

"Importante que as pessoas tenham esse entendimento: o litoral do Piauí é um berçário de tartarugas marinhas, que está inserido dentro de uma Unidade de Conservação Federal,  APA Delta do Parnaíba", ressaltou Werlanne Magalhães, membro do Instituto Tartarugas do Delta. 

Segundo Werlanne Magalhães, mais de 850 filhotes de tartarugas já foram liberados no mar até hoje. "Existe uma perspectiva de  salvar mais de 14 mil filhotes nessa temporada de desova de 2022", completou Werlanne Magalhães. 

Entre as principais ameaças para esses filhotes estão carros que transitam pelas praias e iluminação artificial. "Elas desorientam os filhotes e estes seguem para o lado contrário do mar", acrescentou Magalhães. 

As praias mais frequentadas pelas tartarugas são as de Atalaia, Peito de Moça, Barro Preto, Coqueiro, Arrombado e Maramar. 

Desova no Piauí

Atualmente, 80 fêmeas de tartarugas marinhas visitam o litoral do Piauí desde 2014, período em que o Instituto começou a monitorar as desovas. 

Para encontrar os ninhos, a equipe do instituto segue os rastros das fêmeas de tartarugas para confirmar a desova. Após confirmar o ninho, a equipe sinaliza com bandeiras e estacas para que o local possa ficar protegido nos próximos 60 dias. Após esse período, ocorre o nascimento dos filhotes. 

Cada ninho tem em média de 120 a 150 ovos de tartaruga. 

Fonte: Cidade Verde