Esporte

O ninho da fera Mike Tyson: conheça a academia que fez do menino rebelde um campeão

De fora, mais parece um galpão mal cuidado, ou uma antiga fábrica. Duas portas verdes margeiam a imagem marcante no alto da fachada: é uma foto de Cus D'Amato, um dos mais importantes mestres de boxe de todos os tempos. Trata-se da academia de Cus, primeiro espaço em que Mike Tyson teve contato com o esporte na vida. Neste sábado, Mike Tyson, hoje com 54 anos, encara outro veterano, Roy Jones Jr., de 51, para escrever mais um capítulo em sua fascinante, gloriosa e dolorosa jornada de carreira e de vida.

O Combate vai transmitir ao vivo a volta de Mike Tyson aos ringues. Os assinantes do canal vão poder acompanhar a luta contra o americano Roy Jones Jr., que terá oito rounds, além de todas as outras seis lutas previstas no evento em Los Angeles, no Estados Unidos. A Globo também vai exibir a luta durante a madrugada de sábado para domingo.

Aos 13 anos, após inúmeras detenções em abrigo de menores no estado de Nova York, o adolescente Mike, morador do Brooklyn, foi apresentado ao já consagrado Cus D'Amato, formador de campeões como Floyd Petterson, Rocky Graziano e José Torres. Com a morte da mãe de Tyson, o então treinador passou a tutelá-lo como um padrasto, e ali nascia a fera Tyson, no galpão de Cus, na cidade de Catskill, norte de Nova York.

- Jovens como Mike Tyson carregavam o ódio de uma vida dura, mas também fome, fome de vencer, fome de realizar algo. E esse espaço aqui, através das ideias de Cus, conseguia motivá-los a tentar algo no esporte. Tyson tinha uma infância difícil, mas o mestre D'Amato também teve, então a comunicação era mais fácil e direta - disse Darren Ruff, antigo companheiro de treinos de Mike Tyson.

Darren Ruff foi também um pupilo de Cus D'Amato na academia que hoje ajuda a manter como professor e técnico de jovens talentos que ainda surgem no velho galpão em Catskill. Ele se lembra bem quando Tyson chegou ainda menino para aprender a técnica de golpes que no bairro violento de Brownsville já tentava desferir de forma ilegal entre agressões e furtos. Com o mestre D'Amato, o comportamento violento das ruas se transformou em disciplina e determinação para aprender a prática de uma modalidade esportiva: o boxe.

Dos 13 aos 18 anos, Tyson foi preparado por Cus para utilizar toda a sua aptidão atlética num estilo explosivo que o tornou em pouco tempo o campeão mundial peso-pesado mais jovem da história, aos 20 anos. Imerso em sua própria preparação, Tyson praticamente morava na academia de Cus, então treinador, amigo e confidente. Longe do crime das ruas da violenta Brooklyn dos anos 80, o jovem Mike absorveu o estilo de boxe passado por seu mentor: Esquiva já preparada para o contragolpe. Pés bem fixados no chão para aproveitar a força das pernas e impulsionar os golpes. No estilo Cus, a defesa já é o ataque. Mike Tyson aprendeu rápido.

- Tudo que ele (Cus D'Amatto) disse sobre Mike realmente aconteceu. Logo nos primeiros dias de treino, quando Tyson tinha 13 anos, Cus disse que ele seria campeão mundial. Ele viu algo de especial em Mike, viu o tamanho, o biotipo e, principalmente, a velocidade. Ele viu que poderia ajudar o garoto, e realmente ajudou - disse Darren Ruff.

Cus fez de Tyson um boxeador profissional em março de 1985, mas veio a falecer em novembro do mesmo ano. Ainda assim, deu tempo de o mestre assistir a 11 vitórias por nocaute, em sequência, daquele que se tornaria "A Fera" e marcaria a história do boxe mundial. Sem Cus, no entanto, Tyson ficou sem a figura que o ensinou sobre o esporte e a vida.

Em 1992, Mike, já rico e famoso mundialmente, foi condenado a seis anos de detenção por estupro. Preso, o lutador teve pena reduzida para a metade, e em 1995 retornou ao boxe, mas nunca mais atingiu o nível físico e técnico de outrora. Tyson, que perdera seu maior mestre no ano em que se profissionalizou, se via sem escudos para o vício de álcool e drogas.

- Cus sempre tentou nos deixar confortáveis, mesmo mais novos e inseguros. Ele participava de nosso dia a dia e nos dava confiança para entender o que acontecia numa luta. É como um quarterback no primeiro ano de liga profissional: no primeiro ano, tudo fica rápido e confuso quando você tem a bola nas mãos, e aí no segundo ano já começa a ter tranquilidade para pensar jogadas, ver o campo ao redor. No boxe, desde o começo de nossa jornada, Cus nos deu tranquilidade para entender tudo o que significa boxe em uma luta. (...) Cus sabia como, ao mesmo tempo, motivar e também controlar Mike. Era um verdadeiro mentor. E todos nós o ouvíamos, inclusive Mike. E falavam muito sobre a vida, não apenas sobre boxe, e Tyson se abria com Cus - lembra Ruff.

Hoje, a Cus D'Amato Gym funciona no mesmo galpão onde Mike Tyson tentou seus primeiros golpes orientados por um professor. Não tem mais Tyson, mas é possível respirar o bafo da Fera através das paredes recheadas de fotos antigas e recortes de jornais.

No único ringue do recinto, o ex-companheiro de Mike atualmente faz com uma menina de 18 anos o que Cus já fez com Mike. Darren Ruff tenta mostrar o caminho das vitórias para Fei Faiva, jovem talento de Catskill. Fei já tem três lutas no cartel e não sabe ainda o que é perder. A boxeadora tem duas vitórias por nocaute e já é chamada na academia de "Lady Tyson". Fei é a próxima atleta a representar o legado de Cus D'Amato no boxe profissional.

- Essa menina é nossa aposta para o futuro. A chamamos até de "Lady Tyson", por ser formada na mesma escola de Mike, com os preceitos de Cus D'Amato. Fei treina duro e gosta de aprender. Você fala e ela escuta. Temos muita esperança quanto ao futuro dela.

Fonte: Ge Boxe