Floriano (PI)

O GLOBO ADMITE QUE USOU DEM EM MATÉRIA CONTRA EBC

 Na matéria em que o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, expõe toda sua vontade de extinguir a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o jornal O Globo assume que foi Democratas que levantou os números contra a EBC a pedido do próprio veículo de comunicação; a "confissão" do jornal carioca aparece logo no primeiro parágrafo da reportagem: "O GLOBO já revelou que o projeto dos governos petistas de Lula e Dilma de transformar a EBC em uma instituição pública de comunicação consumiu mais de R$ 3,6 bilhões de recursos diretos do Orçamento do governo federal nos últimos oito anos, conforme levantamento feito pela assessoria técnica do DEM, a pedido do GLOBO"

247 - Na matéria em que o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, expõe toda sua vontade de extinguir a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o próprio jornal O Globo assume que o partido Democratas foi quem levantou números contra a EBC a pedido do jornal.

A "confissão" do jornal carioca está logo no primeiro parágrafo da reportagem. "O GLOBO já revelou que o projeto dos governos petistas de Lula e Dilma de transformar a EBC em uma instituição pública de comunicação consumiu mais de R$ 3,6 bilhões de recursos diretos do Orçamento do governo federal nos últimos oito anos, conforme levantamento feito pela assessoria técnica do DEM, a pedido do GLOBO".

Presidente do Conselho Curador da EBC, a jornalista Rita Freire reagiu às declarações do ministro, afirmando ser uma "temeridade" querer acabar com uma estrutura voltada para a sociedade, de informação pública.

A jornalista e colunista do 247, Tereza Cruvinel, escreveu artigo em que critica o projeto de extinção da EBC. "Se a comunicação pública fosse algo irrelevante, uma jabuticaba inventada para garantir empregos, como diz Geddel, e fazer apologia dos governos que passam e passarão, os constituintes não a teriam previsto no artigo 223 da Constituição. Se a EBC existisse para fazer apologia governamental, bastaria o atual governo também fazer uso dela para seus interesses. Mas o que se viu foi que a lei da EBC, embora tenha defeitos e precise ser revista, tem salvaguardas contra o aparelhamento. E foi em respeito à lei que o ministro Dias Toffoli reconduziu Ricardo Melo ao exercício de seu mandato como diretor-presidente da empresa".

Fonte: 247