Política

Número de eleitores faltosos supera eleitorado de 205 cidades do Piauí

Foto: Agência BrasilNúmero de eleitores faltosos supera eleitorado de 205 cidades do Piauí
Número de eleitores faltosos supera eleitorado de 205 cidades do Piauí

Um levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) mostra que 18.987 eleitores do Piauí podem perder o título eleitoral. Eles deixaram de votar em três pleitos seguidos sem justificativa. O número é maior que o eleitorado de 205 municípios do estado, conforme pesquisa feita pelo Cidadeverde.com.

Dos 18.987 eleitores, 7.423 são de Teresina. Esse quantitativo é suficiente para eleger um vereador da capital. Em 2016, o candidato mais votado para a Câmara Municipal teve 10.194 votos, no caso Jeová Alencar (PSDB). O 2º mais votado teve 6.358 votos.

Segundo o TRE, apenas 393 eleitores regularizaram a situação em todo estado. Desse total 90 são de Teresina. Os dados são referentes a semana passada.

O prazo para regularização vai até 6 de maio deste ano.  O eleitor precisa pagar uma multa no valor de R$ 3,51 por cada turno de eleição. 

Para resolver as pendências com a Justiça Eleitoral, é preciso que o eleitor vá aos cartórios eleitorais ou centros de atendimento portando um documento de identificação com foto como RG, CNH, dentre outros, além de comprovante de endereço atualizado expedido nos 3 meses anteriores à data do atendimento. O eleitor deve apresentar ainda Título de Eleitor e comprovantes de justificativa, se possuir. O atendimento é feito das 7 às 13h.

Sem título, o eleitor fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, entre outras penalidades.

Fonte: Cidade Verde