Teresina (PI)

Nova sede do Laboratório Raul Bacellar será inaugurada na próxima sexta (9)

O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar, laboratório de análises clínicas da Prefeitura de Teresina, está funcionando em nova sede, localizada na Rua Professor Joaquim Gomes s/n, ao lado da Praça Prefeito João Mendes do bairro Saci, zona Sul. A solenidade de inauguração do novo espaço será na próxima sexta-feira (9), às 11h30.

O novo prédio tem instalações ainda mais adequadas e segue os padrões de biossegurança do Ministério da Saúde. O laboratório municipal atua tanto na atenção básica em saúde como também na rede hospitalar. Além de realização de exames para diagnóstico dos mais variados tipos de doenças, é também um grande processador de dados de saúde, imprescindíveis ao gerenciamento das ações estratégicas no Piauí.

“Trabalhamos para oferecer serviços públicos de saúde com mais qualidade e agilidade. Hoje estamos felizes em entregar a nova e moderna sede do Centro de Diagnóstico Raul Bacellar, que já conta com profissionais altamente qualificados. O laboratório é uma referência estadual na área de exames laboratoriais de qualidade, o que muito nos orgulha”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles da Silveira.

O Laboratório Raul Bacellar realiza uma média de 220 mil exames por mês, atendendo toda a rede municipal de saúde da capital com exames que englobam as áreas de bioquímica, hematologia, imunologia, hormônios, sorologia, citologia oncótica, urinálise, parasitologia, baciloscopia, TRM e cultura para tuberculose.

“Com nossa nova sede poderemos atender ainda melhor a rede. Além de nossos profissionais estarem trabalhando em ambiente adequado com todos os equipamentos de proteção individual”, informa Evelma Vasconcelos, diretora do Raul Bacellar.

Conta, ainda, que está acontecendo a implantação do controle de qualidade interna da unidade laboratorial. “Antes de as amostras passarem para as máquinas, fazemos a manutenção e calibração por um bioquímico, dando mais controle no que será analisado”, afirma a diretora.

Atualmente o Laboratório Raul Bacelar conta com uma equipe de 136 colaboradores nas mais diversas áreas, como administrativa, técnica laboratorial e bioquímica. Todos os postos de coleta do Raul Bacelar estão informatizados, com impressão dos resultados na própria unidade, além de possibilitar acesso aos usuários por qualquer computador. Para que o paciente visualize seu exame basta entrar no site da Fundação Municipal de Saúde (FMS) através do endereço http://fms.teresina.pi.gov.br/resultados_de_exames ou ainda pelo site www.pulsesaude.com.br .

“Quando o paciente sai da sala de coleta, recebe um usuário (localizador) e senha para que possa visualizar o resultado de seus exames. É fácil, rápido e faz com que não seja necessário ir à unidade de saúde várias vezes ver se os exames estão prontos. O laudo ainda pode ser impresso de casa ou na própria unidade de saúde”, afirma Evelma.

Fonte: PMT