Geral

Notas do Enem são divulgadas pelo Inep; mais de 95 mil fizeram provas no Piauí

Foto: DivulgaçãoENEM
ENEM

O Ministério da Educação liberou por volta das 8h30 o acesso aos alunos para o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na página do participante no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O acesso às notas é feito pela página do participante ou no aplicativo do Enem.  No Piauí, foram 95.424 candidatos fizeram as provas. 

As notas no exame dão acesso às vagas em universidades federais e a programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Financiamento Estudantil).

O acesso exige login com CPF e senha. Para quem esqueceu a senha, o sistema permite recuperá-la -o código cadastrado é enviado para o email do participante.

Segiundo os seguintes passos:

Acessar o endereço: https://enem.inep.gov br/participante/#!/
Responder ao desafio de figuras solicitado no campo;
Inserir o CPF;
Clicar em "esqueci minha senha" no canto inferior direito da tela;
Clicar em "enviar senha";
Aguardar uma nova senha ser enviada para o seu e-mail cadastrado
Assim que tiver a nova senha, digitá-la no sistema para conferir o resultado

Os estudantes terão acesso às pontuações da redação (que varia de 0 a 1.000) e de cada uma das quatro áreas do conhecimento da prova: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Como o Enem é elaborado com a chamada TRI (Teoria da Resposta ao Item), as notas de cada área do exame não refletem apenas a quantidade de itens certos. O desempenho do participante depende também de quais questões foram assinaladas corretamente.

Dessa forma, dois candidatos com o mesmo número de acertos podem ter pontuações diferentes. Acertar questões difíceis e errar fáceis, por exemplo, pode resultar em notas mais baixas.

Para os "treineiros", aqueles que fizeram a prova e não concluíram o ensino médio em 2019, o boletim individual só será publicado em março de 2020, de acordo com o Inep.

Os participantes não terão ainda o acesso ao espelho de correção das redações, mas somente às notas. Isso deve ocorrer apenas em março.

A pontuação do Enem também pode ser usada nos processos seletivos de instituições de educação superior de Portugal.

O Inep tem acordo interinstitucional com 47 universidades portuguesas. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.

Os três principais programas do MEC com relação ao ensino superior, e que preveem o uso do Enem, já estão com os cronogramas definidos. Confira:

Sisu (Sistema de Seleção Unificada)

Sistema que concentra as vagas de instituições públicas de ensino superior oferecidas a candidatos participantes do Enem 

Inscrições: 21/1  a 24/1
1ª chamada: 28/1
Site: www.sisu.mec.gov.br

ProUni (Programa Universidade Para Todos)

Permite a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas
Inscrições: 28/1 a 31/1
1ª chamada: 4/2
site: siteprouni.mec.gov.br

Fies (Financiamento Estudantil)

O governo financia cursos em instituições privadas
Inscrições: 5/2 a 12/2
1ª chamada: 26/2

Fonte: Cidade Verde