Esporte

No UFC 232, Gustafsson eleva o tom e manda recado: "A era do Jon Jones acabou"

Alexander Gustafsson não é conhecido por usar provocações contra seus oponentes, mas elevou o tom na hora de falar sobre Jon Jones. Nesta quinta-feira, o sueco conversou com jornalistas em Las Vegas (EUA) para promover a luta principal do UFC 232, quando enfrentará o americano pelo cinturão do peso-meio-pesado (até 93kg) e prometeu vencer a revanche entre eles, marcada para o dia 29 de dezembro.

- Olha, é ele quem tem que decidir o que quer ou não fazer, no final das contas é sobre quem quer mais e eu sou esse cara. A era do Jon Jones acabou. Estou aqui para tomar o lugar dele, para pegar esse cinturão e para acabar com ele de uma vez por todas. Quando eu conquistar aquele cinturão, será uma experiência nova pra mim. Eu já estive nessa posição antes e perdi. Eu sei como é isso, já passei por isso antes. Nunca fui campeão na minha vida, então não sei qual será o próximo passo, mas estou buscando grandes lutas. Mas eu quero vingar as minhas derrotas também. Eu perdi para o Cormier, então vamos ver o que acontece - afirmou.

Gustafsson ainda garantiu que não vai deixar o confronto ir para a mão dos juízes e criticou o comportamento de Jones fora do octógono ao dizer que ele não é um bom exemplo para os fãs de MMA. Confira as respostas do sueco:

Foto: Evelyn RodriguesAlexander Gustafsson conversou com a imprensa nesta quinta-feira
Alexander Gustafsson conversou com a imprensa nesta quinta-feira

Alexander Gustafsson conversou com a imprensa nesta quinta-feira — Foto: Evelyn Rodrigues

MOTIVAÇÃO PARA ENFRENTAR JON JONES

É um pouco de dos dois (lutar pelo cinturão e ser contra o Jon Jones), claro, mas se eu tiver que escolher o que mais me motiva é a revanche. Estou lutando contra o Jon Jones de novo, já se passaram cinco anos desde que lutamos pela primeira vez e essa é a luta que eu venho esperando, sonhando e treinando para acontecer durante todo esse tempo. Eu venho treinando e competindo apenas pra essa luta. Em cada sessão de treino eu me preparo para ele. Esse é o melhor cara lá fora e esse é o cara que vou derrotar. Não pensei nele todos os dias nesses cinco anos, mas eu não posso querer isso mais do que quero. É uma luta dos sonhos, é a coisa que vem me motivando esse tempo todo. Eu quero a maior luta, a melhor, venho enfrentando os melhores caras da divisão, e essa é o ponto mais alto. Eu estou aqui para vencer o cara que nunca foi derrotado, para vencer o melhor cara que existe lá fora. Estou motivado, estou muito empolgado agora, me sinto ótimo, nunca estive tão em forma como agora. Estou me sentindo muito bem.

APRENDIZADO COM A DERROTA NA PRIMEIRA LUTA

Claro que aprendi muito na primeira luta. Foi a minha primeira luta de 25 minutos, a primeira vez que lutei por cinco rounds. Ele era o melhor lá fora e eu aprendi muito naquela luta. Mesmo que eu tenha perdido, ainda é um dos pontos altos da minha carreira e é algo que eu vou me lembrar por toda a vida.

EXPECTATIVA SOBRE A REVANCHE

É difícil de dizer, eu não acho que vai ser uma luta fácil. Estou me preparando para o melhor Jon Jones que existe, estou me preparando para um Jones ainda melhor do que da última vez. Eu só quero lutar o melhor, não quero desculpas. Não importa o que ele tem feito, o que eu tenho feito, não importa agora…tudo vai ser medido pelo dia 29.

LEMBRANÇAS DA PRIMEIRA LUTA

Talvez uma ou duas vezes eu ouvi o Jones dizer algo que indicava que eu venci. Como você disse, e eu estou dizendo também, essa foi a melhor luta na divisão dos meio-pesados do UFC, na história. Foi algo bom, fizemos algo de bom naquela luta e eu posso prometer que essa luta vai ser ainda melhor. Estou me preparando para 10 rounds e vou impor o ritmo desde o primeiro round até o final.

PROVOCAÇÕES DE JON JONES

Continuo com o sorriso no rosto, nada mais. Eu sei que ele está falando isso para criar fantasmas na minha cabeça ou desculpas para a performance dele naquela noite, não faço ideia. Mas não importa. Sei que ele é o melhor lá fora porque ele treina muito duro, é dedicado e é o melhor. É impossível para ele não treinar e ter uma performance como aquela. Ele teve que treinar e eu sei que ele está treinando. Eu sou a criptonita do Jon Jones, ele não gosta de me enfrentar. Eu represento um desafio que ele não sabe como lidar. Isso é o que faz dessa luta tão boa. Eu tenho um alcance melhor, me movo mais rápido, sou o cara mais rápido da divisão. Tenho o melhor jogo de pés e ele não consegue me superar.

CRÍTICAS AO COMPORTAMENTO DE JONES FORA DO OCTÓGONO

Eu não sou um fã do Jon Jones (por causa da vida pessoal). Todos nós somos exemplos para as pessoas, precisamos representar o esporte de uma maneira boa e eu não sou um fã dele. Mas não estamos aqui para sermos amigos, estamos aqui para nos enfrentar e quando eu digo que ele é o melhor é porque eu realmente acredito nisso e é por isso que essa luta me motiva tanto. Essa é a melhor luta que eu posso ter e eu queria ela desde sempre. Não dá pra ter uma luta maior do que essa.

PROMESSA DE NOCAUTE

Se eu ver a oportunidade de acabar com a luta, eu vou aproveitar e vou dar tudo de mim. Eu não confio nos juízes. Não tenho medo de ir para a decisão, porque vou impor o ritmo por cinco rounds. Vou me certificar de que, se eu tiver que vencer por pontos, vou ser o mais forte em todos os rounds. É assim que estou encarando. Eu vou entrar lá e tomar todos os rounds. Não vou dar um centímetro para ele, porque se eu fizer isso ele vai crescer.

TEMPO SEM LUTAR

Tem sido duro (ficar sem lutar) de tempos em tempos, mas essa última temporada de um ano e meio sem lutar foi boa para mim. Tenho treinado duro, sou um lutador muito melhor do que eu era quando enfrentei o Glover Teixeira e me sinto ótimo. Como eu disse, se essa luta com o Jones fosse acontecer algum dia, esse momento é agora. Eu nunca vou estar mais pronto do que agora. Estou muito motivado e sei que as minhas habilidades estão no ponto, meu condicionamento físico, minha força, tudo. E essa luta vai acontecer agora. Estou aqui para tomar o lugar do Jones nos rankings e na história do esporte. Eu quero o que ele tem. Quero que as pessoas falem de mim em vez de falarem sobre ele. E é por isso que estou fazendo isso.

PREOCUPAÇÃO COM NOVO DOPING DE JON JONES

Não me importa se ele é um trapaceiro. Ele pode trapacear o quanto quiser no dia 29, eu não ligo. Não importa se ele vai tomar esteróides ou vai beber, ou usar narcóticos. Eu não ligo. Eu vou vencer lá dentro, sei o que tenho feito, pro que tenho me preparado. Eu e o meu time temos certeza de que estou pronto pra guerra. E eu vou vencer essa guerra no dia 29 e tomar tudo o que é dele.

UFC 232
29 de dezembro de 2018, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (1h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Jon Jones x Alexander Gustafsson
Peso-pena: Cris Cyborg x Amanda Nunes
Peso-meio-médio: Carlos Condit x Michael Chiesa
Peso-meio-pesado: Ilir Latifi x Corey Anderson
Peso-pena: Chad Mendes x Alex Volkanovski
CARD PRELIMINAR (21h30, horário de Brasília):
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Walt Harris
Peso-pena: Cat Zingano x Megan Anderson
Peso-galo: Douglas D'Silva x Petr Yan
Peso-leve: B.J. Penn x Ryan Hall
Peso-galo: Nathaniel Wood x Andre Ewell
Peso-médio: Uriah Hall x Bevon Lewis
Peso-meio-médio: Curtis Millender x Siyar Bahadurzada
Peso-galo: Montel Jackson x Brian Kelleher

Fonte: SporTV Combate