Política

No Piauí, 37 municípios contestam Ministério da Saúde por doses de vacinas insuficientes

Foto: Roberta Aline / Cidade VerdeAtenção Primária a Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, informou que o  Ministério da Saúde faz estimativa da quantidade de  vacina de acordo com a população determinada pelo IBGE.
Atenção Primária a Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, informou que o Ministério da Saúde faz estimativa da quantidade de vacina de acordo com a população determinada pelo IBGE.

Prefeitos e secretários municipais de Saúde estão contestando junto ao Ministério da Saúde a quantidade de vacinas que estão recebendo para imunização contra a Covid-19 nos públicos prioritários. 

Um total de 37 municípios não concordam com as doses que estão sendo enviadas pelo Ministério. Entre os municípios, está a cidade de Picos. 

O superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, informou que o  Ministério da Saúde faz estimativa da quantidade de  vacina de acordo com a população determinada pelo IBGE.

No entanto, os prefeitos alegam que os dados do IBGE estão defasados. 

Entre as orientações é que os prefeitos aprovem uma resolução junto ao Conselho Municipal de Saúde e envie listas com nome das pessoas com CPF, endereços e data de nascimento. A relação das pessoas que ficaram de fora da vacinação, e são público prioritário, devem ser encaminhados a Sesapi. 

“É importante dizer que a resolução seja aprovada no Conselho Municipal de Saúde que é o maior órgão fiscalizador da saúde nos municípios. Essa resolução chega até nós para que possamos fazer essa complementação. Precisamos pedir ao Ministério da Saúde que os municípios estão solicitando doses a mais. Isso é necessário para que a gente possa fazer essa ingerência junto ao Ministério da Saúde”, afirmou Herlon Guimarães.

Mês passado, o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Consems-PI) informou que pelo menos nove municípios já informaram que receberam menos doses que o número de idosos existentes na cidade. De acordo com o Conselho, o caso mais grave era da cidade de  Bom Jesus (a 600 km de Teresina) que faltam 93 doses para idosos com 90 anos. 

Herlon Guimarães garantiu que existe uma reserva técnica de vacina na rede da Sesapi para atender essa demanda.  “Iremos usar cerca de 2.200 doses para esse fim”, afirmou. 

Ontem a Sesapi recebeu 64 mil 400 doses de vacina Coronavac e serão distribuídas aos municípios, guardando cerca de 5% de doses reserva operacional. Segundo o vacinômetro somente 3,98% da população já foram vacinadas, um total de 125 mil pessoas no estado.  

Fonte: Cidade Verde

Saiba mais sobre: