PIAUÍ

Natal de Sonho e Luz encanta com corredor cultural e atrações especiais no Centro de Teresina

Foto: Natal de Sonho e Luz / Roberta AlineAté o dia 6 de janeiro os visitantes podem conferir diferentes espaços e apresentações culturais no local.
Até o dia 6 de janeiro os visitantes podem conferir diferentes espaços e apresentações culturais no local.

O Centro de Teresina foi revitalizado e recebeu decoração especial para receber visitantes neste período de fim de ano por meio do projeto “Natal de Sonho e Luz”. A iniciativa foi lançada na noite desta segunda-feira (9), pelo governador Wellington Dias e pelo secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo. A solenidade iniciou em frente à Igreja São Benedito onde foram projetadas imagens, houve queima de fogos e, em seguida, o cortejo Sons Natalinos na Avenida Antonino Freire, em que o Papai Noel nordestino acompanhou a população até a Praça Pedro II, onde foi possível prestigiar a apresentação do Coral de Crianças nas janelas do Theatro 4 de Setembro e ainda um show especial natalino do Grupo Abracadabra.

Para o secretário Fábio Novo, esse é um momento que marca tanto o período natalino, quanto os quatro anos nos quais está sendo feita a recuperação de prédios históricos que pertencem à Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“A nossa ideia é seguir com o processo de revitalização no Centro de Teresina. Nos últimos quatro anos nós recuperamos todos os prédios históricos que pertencem à Secretaria da Cultura, como a biblioteca que tem na Praça do Fripisa, todo o complexo do Clube dos Diários, Theatro 4 de Setembro, a Central de Artesanato, o Museu do Piauí e a própria sede da Secretaria da Cultura. Agora estamos coroando esse processo de revitalização com o Natal que a gente intitulou de ‘Natal de Sonho e Luz’, que é, na verdade, um corredor cultural que começa na Igreja São Benedito”, explicou Fabio Novo.

O gestor comentou ainda que a ideia é recuperar o patrimônio histórico da Avenida Antonino Freire, tornando referência não só no Natal. “Casarões históricos estão tendo suas fachadas recuperadas, inclusive, com essa movimentação, o tradicional pão de queijo do Sr. Cornélio, que é praticamente um símbolo da nossa cidade, vai voltar a funcionar no local”, comentou o secretário.

O governador enfatizou que o Natal é um momento de renovação. “O Natal representa muitas coisas, é um momento importante, mas não podemos nunca nos afastar da essência e a essência é o nascimento de Jesus Cristo, acho que por isso queria desejar aqui um Feliz Natal com muita alegria e com muita confraternização com os amigos, com a família e também um 2020 cheio de realizações”, desejou Wellington Dias.

Em seu primeiro dia, o “Natal de Sonho e Luz” já chamou a atenção de centenas de populares que assistiram às atrações e também aproveitaram para registrar cada momento. “Está tudo muito lindo. Os nossos corações se enchem de alegria com esse clima para receber o salvador”, disse a dona de casa Maria de Lourdes, que levou os filhos para prestigiarem as luzes e a programação do Natal de Sonho e Luz.

A decoração de Natal e as atividades seguem até o dia 06 de janeiro, conhecido como Dia de Reis, onde haverá uma programação, enfatizando o tradicional Reisado. Até lá os piauienses e visitantes contarão com o Salão de Arte Santeira, um concurso de presépios e, todos os dias, a partir das 18h30, terão apresentações culturais em espaços no coração do Centro de Teresina.

Fonte: Governo do Estado do Piauí