Esporte

Na Libertadores Athletico derrota do Boca

Foto: Albari Rosa/Gazeta do PovoMarco Ruben chegou a quatro gols na Libertadores e é vice-artilheiro da competição
Marco Ruben chegou a quatro gols na Libertadores e é vice-artilheiro da competição

Além de não tomar conhecimento do temido Boca Juniors, vencer por 3 a 0 e marcar a noite da última terça-feira para sempre em sua história, o Athletico-PR tem mais motivos para se orgulhar. A elasticidade desfavorável no placar não é algum comum na vida do clube argentino na Libertadores. Antes do baile do Furacão, apenas dois times impuseram derrotas mais traumáticas aos xeneizes na principal competição entre clubes do continente.

E o dono da maior façanha também é um clube brasileiro. Em 1994, o Palmeiras passou por cima do Boca e venceu por 6 a 1 no antigo Palestra Itália. Evair (dois), Edílson, Cléber, Roberto Carlos e Jean Carlo anotaram os gols do time treinado por Vanderlei Luxemburgo. Martínez descontou quando a vantagem alviverde era de seis gols.

Pelas quartas de final de 2005, os mexicanos do Chivas praticamente garantiram vaga na fase seguinte ao golear o Boca Juniors por 4 a 0 em Guadalajara na ida. Um empate sem gols em La Bombonera confirmou a passagem à semifinal, onde foi eliminado justamente pelo Athletico-PR, com um placar agregado de 5 a 2. Bautista era o grande destaque do Chivas.

Empatados com o Furacão, o Deportivo Cáli-COL e o Cienciano-PER também já venceram o Boca por 3 a 0 em Libertadores. O triunfo dos colombianos ocorreu em 2001. O dos peruanos, em 2007. Curiosamente, o Boca Juniors foi campeão em ambas as edições. Aliás, estamos falando de um hexacampeão continental.

O feito de Marco Ruben

O sabor da vitória acachapante sobre o Boca foi ainda mais especial para o torcedor atleticano por conta da grande noite de Marco Ruben. Acostumado a enfrentar o rival desde os tempos de River Plate e Rosario Central, o centroavante argentino balançou a rede três vezes no confronto e foi apenas o segundo jogador a anotar um hat-trick diante do gigante de Buenos Aires na história da Libertadores.

O primeiro a conseguir o feito foi o boliviano José Castillo. Em 2004, ele marcou todos os gols do Bolívar na vitória por 3 a 1 sobre o Boca, pela fase de grupos. Para quem não lembra de Castillo, ele teve passagem de pouco destaque pelo Atlético-MG em 2008.

Fonte: WSCOM