Geral

Motoristas de ônibus aderem à greve geral e paralisam durante a manhã

Quem precisar se deslocar dentro de Teresina na manhã de hoje (14) poderá encontrar dificuldades devido à paralisação dos motoristas de ônibus que acontece das 7h30 às 12h. É que a categoria está se unindo a outros segmentos da classe trabalhadora na greve geral que acontece em todo o Brasil contra a Reforma da Previdência e contra os cortes na Educação.

O ponto de concentração dos trabalhadores é em frente ao prédio do INSS, na Praça da Bandeira. De lá, eles vão seguir em passeata pelas ruas do Centro da Capital junto com outras centrais sindicais, movimentos estudantis e entidades representantes dos trabalhadores rurais. É a partir da Praça da Bandeira que os ônibus começarão a parar de rodar. 

“Estamos seguindo as orientações do comando geral da greve nacional e o acordado é que seja uma paralisação total, ou seja, nenhum ônibus deverá rodar durante parte da manhã”, explicou Carlos Sousa, membro da diretoria do Sintetro (Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Urbano de Teresina).

Foto: Jailson Soares / O DiaParalisação vai das 7h30min até o meio dia. Nenhum veículo deverá rodar nesse período. Greve é contra a reforma da previdência.
Paralisação vai das 7h30min até o meio dia. Nenhum veículo deverá rodar nesse período. Greve é contra a reforma da previdência.

Ele critica o texto que está sendo discutido da Reforma da Previdência e afirma que a proposta tornará ainda mais precária a situação do trabalhador brasileiro, colocando para ele todo peso de sustentar um sistema previdenciário brasileiro, enquanto as classes mais altas quase não serão afetadas.

Outro ponto que ele critica é a decisão do governo federal de cortar o incentivo financeiro à educação superior. “Qual o país que vai para frente sem educação e sem profissional qualificado? Esse governo tem uma visão completamente distorcida do que é desenvolvimento e nós não podemos permitir que isso continue assim”, finaliza Carlos Sousa.

Outras categorias

Além dos trabalhadores do transporte, outra categoria que também anunciou apoio à paralisação fora os professores da rede pública estadual de ensino. Os profissionais vão ás ruas contra os cortes na educação e pedindo melhores condições de trabalho e discutem também a deflagração de greve por tempo indeterminado em todo o Estado.

Os comerciários e os bancos da Capital ainda estão deliberando se vão apoiar o movimento e paralisar suas atividades também.

Fonte: Portal O Dia