Teresina (PI)

Moradores pedem avanço do Programa Lagoas do Norte para atender famílias em situação de risco

As comunidades que vivem na região da Vila Apolônia, Olarias e nas margens da avenida Boa Esperança reuniram-se na manhã deste sábado (06) com os secretários de Planejamento e Governo e com a diretoria do Programa Lagoas do Norte para saberem sobre o andamento das obras e ações e tirar dúvidas acerca da situação das famílias que ainda vivem em áreas alagáveis. Apreensivos com a subida dos níveis dos rios Poti e Parnaíba e das lagoas, elas solicitaram que as obras do programa avancem para que o problema seja resolvido de forma definitiva.

Dona Francisca Maria, de 73 anos, relatou que vive em condições precárias e quer sair de sua casa para uma residência que possa oferecer segurança. “Eu moro em uma casinha de tijolo que, para onde a gente pisa, se derrete de lama. A casa é minha, mas o terreno não é. Me levaram para ver umas casinhas ali [no Residencial Parque Brasil] e eu não quero acordar. Eu gostei, amei, e vai chegar a hora de dizer ‘essa aqui é minha’. Que Deus dê um bom pensamento a todos que fazem o projeto Lagoas do Norte, que o que nós precisamos é sair da lama”, afirmou a moradora.

Durante a reunião, o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, José João, explanou aos moradores as obras que já foram executadas pelo Lagoas do Norte na região, os projetos que deverão iniciar em breve e o que ainda está sendo estudado e planejado para ser executado posteriormente. “A Prefeitura já fez a requalificação das duas primeiras lagoas da área, que são as lagoas do Lourival e do Cabrinha. Deveremos começar em breve a obra no entorno da Lagoa dos Oleiros, que é a maior de todas. O que será feito aqui é semelhante ao que foi feito lá nas outras. O Lagoas do Norte é um programa pensado e projetado para melhorar a vida das pessoas que vivem atualmente em áreas de risco e também pensado para melhorar as condições ambientais das lagoas, o saneamento básico e a drenagem dessa região”, explicou.

Já o secretário de Governo, Raimundo Eugênio, destacou que a Prefeitura tem um olhar especial para a zona Norte, pois foi onde Teresina nasceu. “Todos nós teresinenses temos um laço de ligação com a zona Norte. O que a Prefeitura tem feito é olhar para essa região para trazer a condição de vida que essa população merece”, disse.

A reunião foi organizada pela própria comunidade. Eles puderam tirar dúvidas sobre o andamento dos projetos desta segunda fase do programa, que iniciará em breve as obras de requalificação urbana e ambiental da Lagoa dos Oleiros e parte das lagoas do Mazerine, São Joaquim e Piçarreira.

Segundo a diretora geral do PLN, Márcia Muniz, as comunidades da Vila Apolônia e Olarias também serão contemplados. “Estamos em fase de desenvolvimento dos projetos executivos que contemplarão essas famílias. É importante estarmos em contato com os moradores para sabermos qual a sua realidade e no que o Lagoas do Norte está podendo contribuir para melhorar a vida dessas pessoas”, finalizou.

Fonte: PMT