Maranhão

Moradores da Madre Deus recebem cursos de qualificação profissional para setores turísticos

Foto: DivulgaçãoMoradores da Madre Deus em sala de aula
Moradores da Madre Deus em sala de aula

Por meio do Programa Mais Qualificação e Turismo, a Secretaria do Estado de Turismo (Setur) ofereceu cursos profissionais voltados para o setor turístico no bairro da Madre Deus. Durante duas semanas, moradores da região foram capacitados, contribuindo para o desenvolvimento da região, que receberá em agosto um novo roteiro histórico e turístico.

Foram oferecidos 5 cursos: informações turísticas, boas práticas para manipulação de alimentos, qualidade no atendimento para bares e restaurantes, qualidade no atendimento para condutores de passeios, finalizando com o curso de mídias sociais.

Na abertura dos trabalhos, o superintendente de qualificação profissional da Setur, Fernando Campelo, destacou a importância da qualificação profissional. “É importante que os moradores estejam bem preparados para atender as atuais e novas oportunidades do setor. Com a presença da comunidade, conseguimos perceber perfis interessantes para atuarem como monitores do roteiro e inserção dos mesmos em atividades turísticas”, pontuou o superintendente.

O programa vai promover, ainda, city tour com objetivo de aumentar o sentimento de pertencimento e a responsabilidade pelos símbolos que representam a cidade e seu legado cultural. A proposta é despertar a cidadania nos moradores e incentivá-los a serem parceiros do poder público na promoção do turismo.

O secretário de Turismo, Catulé Junior, explica que as ações levam em consideração as potencialidades do local. “O turismo começa pelo conhecimento da cidade por parte dos próprios cidadãos. A partir daí as pessoas se tornam mais receptivas, divulgam seu bairro, sua cidade, como destino e também ajudam a preservar o patrimônio”, afirma o gestor estadual.

O evento integra a metodologia proposta pelo Governo do Estado, que prevê diálogo permanente entre as equipes técnicas da Setur e a comunidade dos bairros. Com carga horária de quatro horas, a capacitação tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências que consolidem a excelência na prestação de serviço, colaborando para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

O programa já capacitou mais de 5 mil profissionais nas áreas de atendimento aos visitantes, na hotelaria, em restaurantes e similares no Maranhão.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão