Mundo

Míssil russo atinge shopping na Ucrânia e imagens assustam mundo

Foto: DivulgaçãoMíssil russo atinge shopping na Ucrânia e imagens assustam mundo
Míssil russo atinge shopping na Ucrânia e imagens assustam mundo

A guerra envolvendo Rússia e Ucrânia ganhou novos episódios trágicos. Na última segunda-feira (27), um míssil atingiu um shopping na cidade ucraniana de Kremenchuk. Porém, as imagens só foram divulgadas na última quarta-feira (29). Confira os detalhes:

Até o fechamento desta galeria, foram 20 mortes, 60 feridos e 36 pessoas desaparecidas, de acordo com agência de notícias britânica Reuters.O vídeo foi divulgado primeiramente pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, em um pronunciamento nas redes sociais.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que a diplomacia é a única forma de acabar com a guerra.

"É óbvio que os assassinos russos receberam as coordenadas certas para esse míssil. Eles queriam matar o maior número de pessoas possível em uma cidade pacífica, em um shopping comum.", destacou o presidente.

Na segunda-feira (6/6), o presidente da Rússia Vladimir Putin assinou decreto concedendo o equivalente a R$ 390 mil às famílias de soldados russos da Guarda Nacional mortos na Ucrânia.

Já o governo russo garante que atacou um depósito de armas, o que provocou uma explosão que respingou no shopping. As autoridades militares locais destacaram ainda que o centro comercial estava fechado.

Essa versão russa contraria relatos de moradores da região, como o casal formado por Ludmyla e Mykola Mykhailets, que atenderam à imprensa local em um hospital público da região.

"Vi muitas pessoas feridas, pessoas queimadas, algumas cobertas de sangue. Uma menina caiu e nós a ajudamos a puxá-la. Ela continuou caindo e perdendo a consciência, mas tentamos ajudá-la.", disse Mykola.

"Eu voei de cabeça e estilhaços atingiram meu corpo. O lugar inteiro estava desmoronando.", ponderou Ludmyla, que tem 43 anos e estava fazendo compras com Mykola.

"Sugiro que as Nações Unidas enviem um representante especial ou o secretário-geral, ou uma comissão ao local deste ato terrorista, para que possa encontrar informações de forma independente e ver que é, na verdade, um ataque com mísseis russos", implora o presidente ucraniano.

O Papa Francisco também se pronunciou sobre o massacre e foi muito aplaudido pelos fiéis quando pediu que seja dado um basta ao uso indiscriminado de armas nos Estados Unidos.

Outro que se pronunciou na última quarta-feira foi o Papa Francisco, durante uma missa festejando o dia de São Pedro (29/6). Ele classificou o ataque como uma barbárie:

Sob a liderança de Francisco, o Vaticano já pediu perdão por escândalos que abalaram a credibilidade da Igreja.

"Todos os dias carrego em meu coração a querida e martirizada Ucrânia, que continua sendo flagelada por ataques bárbaros como o que atingiu o shopping de Kremenchuk. Rezo para que esta guerra louca termine logo e renovo meu apelo para perseverar sem me cansar de rezar pela paz.", começou.

"Que o Senhor abra os caminhos ao diálogo que os homens não querem ou não podem encontrar. Que eles não deixem de ajudar a população ucraniana, que tanto sofre.", completou o religioso.

O Ministério da Defesa da Ucrânia destacou que o shopping estava muito movimentado na hora do ataque. O órgão informou ainda que desde o início da guerra, em fevereiro, a Rússia já enviou 2.811 mísseis.

Ainda de acordo com o órgão, o míssil foi lançado por um avião bombardeiro de modelo Tupolev Tu-22. O governo ucraniano acredita também que a aeronave saiu da região de Oblast de Kursk, que faz fronteira com a Ucrânia.

Kremenchuk (foto) é uma cidade que fica no centro da Ucrânia e tem aproximadamente 200 mil habitantes. Estima-se que ela foi fundada em 1571 e não está entre as cidades ucranianas mais bombardeadas: Mariupol, Kiev e Kharviv são algumas delas.

Uma guerra, além das perdas humanas e do trauma provocado pelo medo e pelo sofrimento, também custa muito caro às nações envolvidas direta ou indiretamente no conflito.

De forma muito simplificada, a Rússia invadiu a Ucrânia porque o vizinho acenava uma adesão à Otan, organização de 30 países ocidentais, rival dos russos. A Ucrânia fazia parte da antiga União Soviética, que tinha a Rússia como cabeça.

Outro motivo de tensão entre as partes está na Crimeia, uma região que cada país entende ser de sua propriedade. De forma simplificada, o local foi incorporado à Rússia por volta de 1780. Depois, ele se tornou uma espécie de Distrito Federal Russo.

Também há questões envolvendo brigas por territórios, como Crimeia e Donbas. A Ucrânia já destacou que não quer guerra com a Rússia, que tem o segundo maior poderio militar do mundo, só atrás dos EUA.

Para os russos, também é importante ter a Ucrânia como aliada porque o país tem terras muito férteis. A Rússia tem respondido às sanções e dificultado a exportação de gás e petróleo para quem se intromete. Praticamente toda a Europa importa o gás russo.

8° lugar: Rússia - 27 laureados

A Rússia é tão grande (17.130.000 km²) que pertence a dois continentes: Europa e Ásia. O país tem como capital Moscou, mas São Petersburgo é outra importante cidade. O país é banhado pelos oceanos Pacífico e Ártico.

A Ucrânia é um dos maiores países da Europa em termos territoriais, mas não como a Rússia, mais militarizada e rica. A Ucrânia tem 603.548 km² e tinha pouco mais de 44 milhões de habitantes. No entanto, o número de mortos e refugiados é tão alto que esse número caiu consideravelmente.

A Rússia ataca muito a Ucrânia, que se defende como pode e não consegue bater de frente. Os russos caminham para tomar todo o território. O presidente russo, Vladimir Putin, não quer dialogar com Zelensky. Estima-se que mais de 6 milhões de pessoas fugiram e 5 mil morreram, incluindo civis e jornalistas.

Fonte: Flipar