Saúde

Ministério propõe que vacina da Covid-19 seja iniciada com idosos e profissionais de saúde

Foto: SesapiMinistério propõe que vacina da Covid-19 seja iniciada com idosos e profissionais de saúde
Ministério propõe que vacina da Covid-19 seja iniciada com idosos e profissionais de saúde

Em reunião com secretários estaduais do todo o País, representantes do Ministério da Saúde defenderam que a campanha de vacinação da Covid-19 seja iniciada por idosos a partir de 80 anos, pessoas com comorbidades e profissionais da área de saúde. 

Participaram da reunião - através de videoconferência - diretores da Fiocruz, Instituto Butantã  e secretários de saúde. O ministro Eduardo Pazuello não participou do encontro, que tratou sobre a aquisição e plano de vacinação contra Covid-19. 

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, disse que é importante a interlocução do Ministério da Saúde com os demais Estados. 

"O governador Wellington Dias, que está à frente do Consórcio Nordeste, está buscando alternativas para garantir a vacinação dos nordestinos. Através do amplo diálogo com instituições como Fiocruz e Instituto Butantã, estamos tentando garantir a imunização do nosso povo”, afirmou.

Segundo ele, representantes do Instituto Butantã, um dos órgãos de pesquisa fabricantes de vacina no Brasil, mostrou se disposto a produzir 210 milhões de doses da vacina em 2021. 

“Seriam 100 milhões para o primeiro semestre, com produção a partir de abril e 110 milhões adicionais até dezembro de 2021”, revela o secretário. 

Florentino explica que, no entanto, ainda não é possível prever quanto tempo de proteção o medicamento vai garantir e nem quantas doses serão necessários por pessoa.

Na reunião, o Ministério da Saúde comunicou que está modificando o seu sistema de informação do Programa Nacional de Imunização, que a partir de agora  o cadastro de todas as vacinas será feito pelo CPF do cidadão.

 “Esta alteração se faz necessária para a melhoria dos dados vacinais do estado brasileiro, bem como ajuda no monitoramento e avaliação de todos os brasileiros que receberam a vacina contra o novo coronavírus”, afirmou o secretário.

Os secretários estaduais de saúde de todo o país estão reunidos na tarde desta quarta-feira (14) para tratar com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, sobre a aquisição da vacina contra a covid-19. 

"Os assuntos que serão tratados são aquisição de vacinas, insumos, custos e logística”, afirmou o secretário de saúde, Florentino Neto.

Segundo Florentino, o ministro vai passar os encaminhamentos sobre como o Brasil está tratando a aquisição das vacinas.

O governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste, informou que o órgão já aderiu um protocolo para aquisição de 50 milhões de vacina. O governador comentou a reunião do ministro com os secretários.

“O objetivo é uma pactuação sobre a estratégia de compra e distribuição e aplicação das vacinas para prevenção à covid”, declarou em vídeo divulgado.

Na terça-feira, 15h, o governador confirmou uma reunião com Pazuello para tratar do mesmo assunto. “Onde o objetivo é ter uma proposta mais acabada, pactuada, entre estados, municípios e governo federal sobre a vacina. É uma tarefa desafiadora. É uma operação gigante”, finalizou.

Fonte: Cidade Verde