Saúde

Médica orienta troca periódica do travesseiro para evitar alergias

Foto: Pexels

Há quanto você não troca seu travesseiro? Nem lembra em que ano comprou? É daquelas que só muda as fronhas?

Cuidado, passar mais tempo do que o recomendado com travesseiros e roupas de cama pode causar, entre outras coisas, problemas de pele e respiratórios, como alergia.  Não é à toa, travesseiro junta suor, saliva e descamações de pele, que alimentam os ácaros, considerados vilões das alergias.

A alergologista Giordana Portela explica que é recomendado trocar travesseiro cada dois anos e fazer a limpeza com produtos especiais cada seis meses.

“ O travesseiro, assim como o colchão, podem virar uma fonte de micro-organismos. No caso das alergias respiratórias, o mais preocupante é a presença do ácaro. Pra se ter uma idéia, em dois anos, 50% do peso do travesseiro, independente do estado dele, é composto por ácaro e excremento do ácaro. O mesmo acontece com o colchão no prazo de 10 anos”, detalha.

Às vezes, só de olho, já dá pra saber que o travesseiro precisa ser aposentado: manchas amareladas, cheiro ruim, se deformar facilmente, ou se dobrar ao meio e não voltar logo à forma normal.

Foto: Pexels

O objetivo do travesseiro é principalmente trazer um conformo maior à cabeça e aos ombros na hora de dormir. Por isso, é interessante escolher um modelo que preencha bem esse espaço e que fique realmente confortável para colaborar com uma boa noite de sono. Na hora da compra, é importante também analisar de que material é feito o travesseiro, a altura e a densidade. Nem ser muito macio, nem muito firme, conforme explica a alergologista Giordana Portela. “ Do ponto de vista das alergias, quando vamos escolher os materias de que o travesseiro é feito, é interessante que sejam realmente feitos com tecidos antialérgicos".

A Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia recomenda a troca de roupas de cama toda semana. Indica também usar capas impermeáveis à passagem de ácaros em travesseiros e colchões e lavar essas peças especiais mensalmente.

Fonte: TPM - Tudo Pra Mulher