Meio Ambiente

Mancha escura no mar chama atenção de banhistas no Guarujá

Foto: ReproduçãoMancha escura no mar chama atenção de banhistas no Guarujá
Mancha escura no mar chama atenção de banhistas no Guarujá

Uma mancha escura na Praia das Astúrias, no Guarujá, litoral paulista, atraiu a atenção de banhistas na segunda-feira, 15. A coloração diferente também atingiu parte da faixa de areia. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) afirma se tratar de um fenômeno provocado por algum desequilíbrio ecológico – como alteração na salinidade, mudança térmica da água ou excesso de sais minerais –, que causa a proliferação acelerada de algas marinhas.

"Normalmente fenômenos do tipo ocorrem em dias de muito calor ou após fortes ressacas, como a que atingiu o litoral nos últimos dias", disse a prefeitura, em nota.

Na semana passada, um ciclone extratropical se formou entre a noite de terça-feira, 9, e a madrugada de quarta-feira, 10, provocando quedas nas temperaturas, chuvas fortes e rajadas de ventos de até 100 km/h nos Estados do Sudeste e do Sul do País.

O mar 'sumiu'?

A passagem da frente fria de forte intensidade pela costa brasileira também potencializou o recuo das águas em um trecho do litoral paulista, principalmente perto da Ponte Pênsil, que divide São Vicente e Praia Grande, no último fim de semana.

Segundo a meteorologista da Climatempo Fabiene Casamento, esse recuo do mar se deve à posição de uma área de alta pressão atmosférica no Oceano Atlântico, próximo à costa de São Paulo, e foi potencializado pelo ciclone.

Fonte: Estadão