Saúde
Mais da metade dos teresinenses estão com excesso de peso, diz pesquisa
Ainda de acordo com a pesquisa, Teresina está entre as capitais com menor consumo regular de refrigerante e suco artificial.
Dados de uma pesquisa do Ministério de Saúde divulgados nesta segunda-feira (17) apontam que 51,6% dos teresinenses estão com excesso de peso. O dado é 6,1% menor que a índice nacional, o que classifica Teresina em oitavo lugar dentre as capitais do Brasil.
A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) entrevistou, de fevereiro a dezembro de 2016, 53.210 pessoas maiores de 18 anos nas capitais do país.
A capital do Piauí prossegue na oitava colocação também em relação à obesidade que atinge 17,2%, da população moradora da capital, maior que os 15,4% da pesquisa de 2015. Destaca-se que pessoas com menor tempo de estudo e na faixa etária de 55 a 64 anos são os maiores índices de obesidade.
Ainda de acordo com a pesquisa, os teresinenses estão em décimo oitavo lugar entre as capitais que mais consomem frutas e hortaliças com apenas 20,5% da população. Em relação ao consumo regular de refrigerante ou suco artificial, Teresina ficou classificado em vigésimo terceiro lugar com 9,1%.
No Brasil, em 10 anos houve um aumento significativo em relação ao diagnostico médico de diabetes e hipertensão arterial, com o índice de 8,9% e 25,7% respectivamente. Em Teresina, a porcentagem de pessoas com diabetes é de 6,8% e com hipertensão arterial é de 23,2% o que classifica a capital do Piauí em 18º lugar entre as capitais do Brasil.
Fonte: G1 Piauí