Política

Lula terá palanque de Kalil após acerto entre PT e PSD em Minas

Foto: ReproduçãoLula terá palanque de Kalil após acerto entre PT e PSD em Minas
Lula terá palanque de Kalil após acerto entre PT e PSD em Minas

O PT e o PSD chegaram a um acordo em Minas Gerais nesta 5ª feira (19.mai.2022) para selar a composição da chapa que apoiará o ex-presidente e candidato do PT ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, no Estado.

O imbróglio foi destravado com a decisão do deputado Reginaldo Lopes (PT) de se retirar da disputa pelo Senado em prol do senador Alexandre Silveira (PSD). Em compensação, o partido deverá indicar um nome para a vice do pré-candidato ao governo mineiro, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD). Ele concorrerá contra Romeu Zema (Novo).

Lopes e o deputado estadual André Quintão (PT) são os mais cotados para serem os companheiros de chapa de Kalil.

Como o Poder360 informou, Kalil ofereceu o posto de vice ao PT em reunião com Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, Lopes e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, na 6ª feira (13.mai.2022) em São Paulo.

Inicialmente, o pessedista havia convidado o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Agostinho Patrus. Ele deixou o PV e migrou para o PSD para integrar a chapa. Agora, cogita-se que Patrus possa ser indicado para o TCE (Tribunal de Contas do Estado).

A disputa por espaço na chapa de Kalil ameaçava deixar Lula sem palanque no 2º Estado com mais eleitores. São 15.663.951. A negociação estava emperrada e só andou depois de as direções nacionais de PSD e PT se envolverem.

Alexandre Silveira, próximo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), já é senador e ameaçava se aliar ao presidente Jair Bolsonaro para viabilizar sua candidatura. Agora, estará com Lula.

Cogitou-se a possibilidade de Lopes e Silveira serem candidatos com base em jurisprudência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral, mas avaliou-se que, politicamente, seria impossível ter dois nomes disputando o mesmo cargo majoritário em um único palanque. Agora, Silveira será o candidato na chapa.

Na 2ª feira (16.mai.2022), Gleisi informou que Lopes será o coordenador da campanha de Lula em Minas.

Fonte: Folha de São Paulo