Timon (MA)

Limpeza mecânica de adutora é finalizada 14 horas antes do previsto

 
 

Tecnologia de ponta, planejamento e equipe capacitada. Foi assim que a Águas de Timon conseguiu sucesso na limpeza mecânica de 2.300 metros de adutora de ferro, localizada em uma das principais avenidas da cidade. A expectativa era concluir a limpeza e restabelecer o fornecimento de água em 24 horas, mas a empresa surpreendeu e a ação foi finalizada 14 horas antes do esperando.

A Águas de Timon utilizou equipamento chamado PIG, que escova a rede de distribuição e retira incrustações, sendo usado em redes de grande diâmetro. A ação inédita na cidade visou a garantia da qualidade e aumento do volume distribuído de água, sobretudo no período mais quente do ano, conhecido como B-R-O BRÓ – meses de setembro a outubro –, quando a temperatura aumenta e o consumo de água, também.

“A operação foi muito positiva, envolveu vários profissionais com o objetivo de fazer a intervenção com qualidade e no menor tempo possível. Após a passagem do PIG conseguimos ver que a incrustações foram descartadas nos pontos de descarga”, avalia o gerente operacional Gabriel Buim.

O investimento integra as ações de melhoria contínua dos serviços de abastecimento de água tratada, que inclui a avaliação de consultores sobre a situação da rede de distribuição; limpeza de tubulação e reservatórios, implantação de descargas em mais de 50 pontos estratégicos, além da utilização de ortopolisfosfato, produto que atua na dissolução de cálcio, magnésio e íons de ferro e manganês, resultando na remoção de incrustações e impedindo ainda a formação de novas, sem alterar os parâmetros de potabilidade da água. O produto atende às Normas NBR 15007 e 15784 – ABNT e possui certificado de não tóxico, sendo produzido a partir de matérias primas de grau alimentício.

Por medida de segurança, a concessionária firmou parceria com diversos órgãos municipais, participou de reuniões junto ao poder público, em uma construção a múltiplas mãos para beneficiar os timonenses. Além dos meios de comunicação tradicionais e com forte atuação nas redes sociais, a empresa promoveu encontro de Afluentes para esclarecer os líderes comunitários e entregou material informativo aos moradores.

B-R-O BRÓ A Águas de Timon desenvolve plano de ação para o período mais quente do ano, época em que a sensação térmica supera 40º. “Em 2016 houve redução significativa nas ocorrências de falta d’agua, comparado a 2015. Através do programa Timon Saneada 1, levamos água tratada a 100% da população regular. Tivemos manutenções emergências que prontamente foram atendidas e esperamos que 2017 seja melhor ainda, pois com a limpeza mecânica da tubulação teremos reforço na qualidade do abastecimento e aumento no volume distribuído”, destaca Buim.

Fonte: Águas de Timon