Teresina (PI)

Lei municipal irá garantir segurança próximo às escolas de Teresina

A tragédia que chocou o país, com o assassinato de jovens dentro de uma escola pública do Rio de Janeiro, despertou a discussão sobre a segurança nas escolas. Na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) essa já era uma preocupação antiga, muitos debates foram realizados e no começo deste ano, o prefeito Elmano Férrer sancionou a lei municipal que assegura aos alunos e servidores das escolas municipais maior segurança para o bom desempenho das atividades escolares.

O projeto "Área Escolar de Segurança e Cidadania" é amplo, pois garante não só a segurança dentro da escola, mas também no raio de 100 metros no entorno das escolas. O intuito é beneficiar as comunidades, que terão ruas e outros espaços com mais segurança e outros serviços como a melhoria na iluminação pública, pavimentação das ruas, limpeza pública de terrenos e edificações abandonadas, poda de árvores, implantação e manutenção de placas indicativas de paradas de ônibus e abrigos de passageiros, além de uma fiscalização rigorosa do comércio existente na área, em especial os ambulantes, com a finalidade de coibir a comercialização de produtos ilícitos.

A segurança também é feita por policiais militares motorizados, nos turnos manhã, tarde e noite, que adentram as escolas, quando necessário e conversam com os jovens, realizando um trabalho educativo.

O secretário municipal de Educação, Ribamar Torres, propositor da lei, explica que "a escola deve ser um local totalmente seguro para nossos jovens, e é preciso garantir que a violência não tenha aproximação alguma com a educação. Por isso, a segurança é reforçada em todas as escolas municipais, tanto dentro, quanto em volta, protegendo a comunidade de todas as zonas da cidade", diz.

Fonte: Prefeitura de Teresina