Eleições

Junior MP3: Crescendo a pré-candidatura petista


O pré-candidato do Partido dos Trabalhadores está se tornando um nome bastante comentado na cidade de Teresina, principalmente por suas declarações cada vez mais bombásticas. Ele se apresenta como pré-candidato a Prefeito de Teresina e uma alternativa as elites que rotineiramente se revezam no poder e repetem o velho clientelismo dos tempos dos coronéis.

Francisco das Chagas do Nascimento Júnior, já nos concedeu uma entrevista, mas como a repercussão foi motivo das discussões nas rodinhas nas periferias e mesmos nas universidades, voltamos a procurá-lo para sabermos se algo mudou e se ele permanece com sua firme idéia de uma candidatura contra tudo e contra todos.

A pre-candidatura de Júnior MP3 é uma verdadeira luta de David e Golias, sem estrutura e apenas com apoio da base do PT. Sem recursos, mas determinado ainda não conseguiu convencer a cúpula de seu partido a se envolver em sua campanha como ele mesmo afirma os deputados estão calados e os vereadores ausentes. Uma campanha que pode pegar, mas que ainda não decolou e nem se sabe se passa na convenção do Partido dos Trabalhadores.

O Portal RG conversou com Júnior para trazer aos leitores o que esse tão emblemático pré-candidato pensa no momento em que as convenções se aproximam e seu partido vive uma situação tão difícil após o afastamento da presidenta Dilma Russeff.

Portal RG: Como o senhor observa a gestão da Prefeitura de Teresina

Júnior MP3: O prefeito Firmino Filho é um boneco diante da realidade de Teresina. Ele é o prefeito, foi eleito, mas não é a pessoa que manda. É só uma marionete de um sistema.

Portal RG: E quem manda na Prefeitura de Teresina?

Júnior MP3: Lá tem vários grupos que mandam! O poder é fragmentado entre os poderosos. O poder de mando é do Charles Silveira que foi reitor da Universidade Federal, é o guru, é a cabeça pensante da prefeitura. Ele é uma pessoa totalmente perigosa para a cidade por que é um play boy que não conhece a realidade de Teresina, não conhece as periferias, não conhece as necessidades do povo, ele é o que pensa a administração do Firmino. Sempre viveu na classe média, não sabe nem o nome das vilas da periferia de Teresina. Ele é a pessoa que dita às regras na prefeitura de Teresina.

Portal RG: Ele manda em tudo?

Júnior MP3: Não! A outra figura é o embaixador dos empresários de transporte coletivo da capital, o senhor Edson Melo, que é quem representa os interesses dos empresários de transporte coletivo e não deixa acontecer um projeto de mobilidade urbana de verdade e que atenda as reais necessidades da população de Teresina. Ele defende é os empresários. Os outros mandatários são os vereadores do prefeito que impedem o desenvolvimento da cidade, que impedem a realização de concursos públicos para os serviços de limpeza, zeladoria e vigia. Isso por que eles se beneficiam colocando os seus. Se passarmos em frente à casa de um vereador do PSDB no bairro São João vai pensar que é o SINE pela quantidade de pessoas formando filas atrás de empregos. Por isso os vereadores são contra os concursos públicos. Eles têm cotas de vigias, zeladores e garis. Infelizmente assim a prefeitura não consegue abrir vagas de concursos públicos e se reproduz um julgo de troca, o velho clientelismo.

Portal RG: Como o senhor avalia a pré-candidatura de vice-prefeito do Prof. Júnior da UFPI?

Júnior MP3: Considero um candidato do Deputado Temístocles Sampaio, do bolso do deputado para a chapa com o Firmino. A proposta é Firmino ficar dois anos no mandato e como ele é carreirista em 2018 ele concorre a uma vaga de deputado e o Temístocles assume a prefeitura. O vice dele é uma pessoa subserviente e manipulável. Isso ai não agrada nem o PMDB e nem o PSDB.

Portal RG: E o senhor sendo eleito, quais serão as primeiras providências na Prefeitura de Teresina?

Júnior MP3: A primeira coisa que vou mandar fazer é uma auditoria nas obras da cidade, na educação, saúde, moradia e tentar entender o que aconteceu, por que as obras pararam e a segunda coisa é chamar as comunidades para avaliarmos se a comunidade quer realmente e precisa da obra. Muita obra parada e ainda tem os esquemas dos aditivos. Vamos fazer auditorias em todas as obras e em todas as secretarias da Prefeitura, só assim saberemos a real situação da cidade e de seus recursos.

Portal RG: Como o PT tem contribuído na construção de sua candidatura?

Júnior MP3: No PT tudo é resolvido com conversa e argumento, hoje nós temos o apoio de grande parte do partido pelo menos da base e daqueles que defendem a candidatura própria, mas têm aqueles que defendem alianças por motivos não explicáveis para o partido, interesses próprios. Mas a tendência é apoio a nossa candidatura pelo Partido dos Trabalhadores.

Portal RG: Os vereadores do PT em Teresina estão lhe apoiando?

Júnior MP3: Na verdade não! Os vereadores Dudu e Paixão defendem alianças e composições e que o partido não tenha candidatura própria. A vereadora Rosário ainda não se manifestou. Mas a base de partido e os membros do Diretório Municipal defendem a candidatura própria e isso fortalece minha pré-candidatura e queremos contar mesmo é com a base, com o filiado mais simples, pois são eles que elegem aqueles que estão no poder e se sentem poderosos, pra mim mesmo poderoso é o povo, é a base.


Portal RG: Os deputados do PT estão colaborando com o seu nome?

Júnior MP3: Os deputados estão calados, mas o mais importante é o apoio da base, pois se a base quiser, se as periferias quiserem e se cada trabalhador e trabalhador se reconhecerem em nossa candidatura, nem dinheiro e nem poder podem comprar o destino desta cidade.


Portal RG: O governador do estado apóia sua candidatura?

Júnior MP3: O governador é filiado ao PT e deve fidelidade ao partido, sendo assim importante é que a base do partido decida que vamos ter candidato e independente do nome o governador vai ter que apoiar. É obrigação, não tem que repensar quem tem que repensar é a base.


Portal RG: Mas a situação de apoio ou não do governador é somente com relação ao seu nome ou isso se reproduz no interior do estado?

Júnior MP3: O governador deve apoiar todos os candidatos do PT a prefeitos e vereadores e onde o PT não tiver candidato o partido e o governador deve criar condições para que tenham candidatos. A obrigação do governador é apoiar os candidatos do Partido dos Trabalhadores.


Portal RG: O senhor concorda que quem votou a favor do impeachment da presidenta Dilma permaneça no governo do Piauí?

Júnior MP3: Quem vai saber quem deve ou não ficar é o governador afinal o governo é dele, mas o PT não apóia e nem mantém traidores, o partido não admite traições de quem quer que seja. Nem de militantes do partido e nem de aliados.


Portal RG: Como o senhor avalia o tratamento dado aos servidores pela Prefeitura de Teresina?

Júnior MP3: Fico triste com o tratamento dos gestores públicos com os trabalhadores, são humilhantes as condições de trabalhos dos servidores, até parece que gestores e trabalhadores são inimigos e não colaboradores na gestão pública e isso não é apenas na Prefeitura de Teresina, mas em vários setores do serviço público percebemos isso. Eu primo por uma gestão democrática onde os trabalhadores escolham entre seus pares aqueles que serão diretores ou secretários e se não tiver funcionando se troca.


Portal RG: O que o povo de Teresina pode esperar de Júnior MP3 na Prefeitura de Teresina?

Júnior MP3: Muito trabalho e compromisso com os trabalhadores! Vamos construir e colocar creches e escolas para funcionar. Na nossa gestão as creches funcionarão de 7h às 19h de segunda a sexta e sábado de 7h as 15h para atender bem as mães trabalhadoras. Vamos conversar com as comunidades e tratar problemas específicos de forma específica.


Portal RG: Agradecemos a sua colaboração e gentileza com nosso portal

Júnior MP3: Eu é que agradeço, na nossa gestão a imprensa será atendida semanalmente para repassamos todas as informações sobre a Prefeitura de Teresina e também para ouvirmos os jornalistas, pois acredito que é muito importante para as cidades uma parceria entre o poder público e a imprensa em geral e não apenas as grandes empresas que faturam muito as custas dos trabalhadores e trabalhadoras.

 

Fonte: Redação do Portal RG