Esporte

Jon Jones recebe licença para lutar em Nevada e confirma duelo contra Anthony Smith no UFC 235

Foto: Evelyn Rodrigues / SporTVCampeão peso-meio-pesado do Ultimate obtém permissão por apenas um confronto e, desta maneira, tem presença garantida na edição do dia 2 de março, em Las Vegas
Campeão peso-meio-pesado do Ultimate obtém permissão por apenas um confronto e, desta maneira, tem presença garantida na edição do dia 2 de março, em Las Vegas

A luta entre Jon Jones e Anthony Smith, dia 2 de março, no UFC 235, em Las Vegas, está confirmada. O campeão do peso-meio-pesado, que participou da audiência realizada durante cerca de três horas pela Comissão Atlética de Las Vegas, nesta terça-feira, recebeu novamente a licença para atuar no Estado e carimbou, definitivamente, sua presença no card. É importante frisar, porém, que a licença obtida e aprovada por unanimidade pelos sete comissários, é válida por apenas um combate.

A permissão dada a Jon Jones é condicionada a novos testes antidoping. Sendo assim, ele precisará ser submetido a dois exames antidoping por mês durante este ano, caso queira voltar a contar com uma licença anual para lutar no Estado de Nevada. A Comissão ficará encarregada de supervisionar os exames até o UFC 235.

Jon Jones consegue licença para lutar no UFC 235

Jones compareceu à reunião - diferentemente de Conor McGregor e Khabib Nurmagomedov - para dar explicações sobre a presença do esteroide anabolizante turinabol em quatro testes de urina feitos entre agosto e dezembro do ano passado - o último, realizado pela VADA (Agência Voluntária Antidoping) no dia da luta contra Alexander Gustafsson, no UFC 232, detectou a presença de 33 picogramas da substância em seu organismo.

Chairman da Comissão Atlética de Nevada, Anthony Marnell perguntou a Jon Jones quantos suplementos alimentares o atleta estava ingerindo atualmente. "Bones", que em outras oportunidades declarou estar mais cuidadoso com o que utiliza, declaro que o número é bem menor do que em outros tempos.

- Eram cerca de 14, hoje em dia são 4.

Antes disso, Jon Jones falou brevemente ao responder às perguntas de seu advogado, Paul Green, para deixar claro que se considera inocente. O atleta declarou não ter tomado nenhuma substância ilegal e, portanto, não sabe como ela entrou no seu organismo. "Bones" reforçou que deseja atuar em Nevada por Las Vegas ser a capital da luta e por ter muitos fãs na cidade.

Diretor de Ciência da USADA (Agência Antidopagem dos EUA), o doutor Matthew Fedoruk participou da audiência via ligação telefônica. Ele foi questionado pela Comissão do porquê Jones ter ficado sem ser testado por 10 meses. O médico declarou que poderia alterar este protocolo para acompanhar mais de perto os casos de doping de atletas que estão cumprindo suspensão por doping, sinalizando que, atualmente, dão prioridade para testar atletas que ainda estão ativos ou em competição.

Após a participação de outras testemunhas, foi a vez do advogado de Jon Jones voltar a falar em defesa de seu cliente, sentado à sua esquerda.

- Jon Jones é o lutador mais testado desde agosto de 2018. Além dos testes da Usada, se inscreveu na VADA. Ele é um livro aberto e quer continuar sendo testado. Está claro que, sem a presença dos metabólitos de curto e médio prazo, não há evidência de que tenha administrado novamente a substância.

Jon Jones, que retomou o cinturão ao vencer Alexander Gustafsson, em dezembro, estava sem atuar desde julho de 2017. Isto porque foi condenado a 15 meses de suspensão e perdeu o título após ser flagrado no antidoping antes da luta contra Daniel Cormier no UFC 214. Na ocasião, ele bateu o desafeto, porém, a vitória foi transformada em "No Contest" (luta sem resultado) devido ao episódio do doping.

Confira o comunicado oficial de Jon Jones:

Nós teremos a coletiva na quinta-feira aqui em Las Vegas, então não vou responder perguntas hoje (terça-feira), só queria dizer rapidamente muito obrigado à USADA, à Comissão Atlética de Nevada, à minha equipe, ao UFC, aos fãs e a todo mundo que me apoiou ao longo desse processo todo, me ajudando a ficar em paz e a passar por todo esse processo. Eu me sinto privilegiado e muito agradecido por estar de volta e por lutar em Nevada. Estou empolgado para o dia 2 de março, vai ser uma luta muito empolgante. Eu mal posso esperar para passar por todos esses testes e para voltar a lutar para os fãs e fazer grandes lutas. Obrigado por estarem aqui cobrindo esse evento e eu os verei no UFC 235. Deus os abençoe.

Fonte: SporTV Combate