SESC/PI

João Terra ministra a oficina "O Som do Barro" no Sesc Caixeiral

Foto: Ascom SESCImagem de divulgação   da oficina
Imagem de divulgação da oficina "O Som do Barro - Reconstruindo os Sons da América”, ministrado pelo músico João Terra

O Sesc Caixeiral promove a oficina "O Som do Barro - Reconstruindo os Sons da América”, ministrado pelo músico João Terra. Será nos dias 20, 21 e 23 de agosto, no Centro Cultural Sesc União Caixeiral, em Parnaíba, das 15h às 18h. O curso tem carga horária de 10h/aula.

O curso propõe o resgate da cultura musical e sonora da ancestralidade americana. Durante a oficina, os participantes exercitam a coordenação motora, sensorialidade e criatividade no contato com o barro e na experimentação musical.

Além disso, serão ensinadas técnicas básicas criando objetos e instrumentos musicais de argila, como silbatos, ocarinas, flautas, antaras, fazendo ressonar novamente os sons destruídos e esquecidos pelo processo de colonização.

São ofertadas 15 vagas. As inscrições podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScDD6XfmaJXSWQYIWLAdyh47J4BZVdHL5kOsZeREduRg_ZSLw/viewform?usp=sf_link

Sobre o ministrante

João Terra é um investigador e multi-instrumentista piauiense, nascido em Luzilândia e radicado na cidade de Parnaíba desde 2009. Músico desde os 14 anos, iniciou sua carreira como baterista tocando em várias bandas da região do baixo-Parnaíba. A partir de 2006 passou a se interessar por outros instrumentos expandindo sua pesquisa musical para o violão e depois para a flauta, teclado e contrabaixo. Já residindo em Parnaíba fez graduação em História pela UESPI, concluindo o curso em 2015 desenvolvendo trabalhos de pesquisa voltados para religião, cultura e natureza. Em 2013 iniciou suas primeiras investigações sobre luteria de flautas e instrumentos nativo-americanos a partir do bambu. Aprofundando sua busca descobriu que o barro também dá som. Desenvolveu assim uma arqueologia sonora onde silbatos e ocarinas ancestrais trazem à memória os sons esquecidos de Abya Yala. Hoje atua principalmente na área de musicalização infantil e como professor de História realizando oficinas e encontros para a difusão destes conhecimentos.

Fonte: SESC PI