PIAUÍ

Integrante da Confraria de Valença, Margarete Coelho participa da tradicional Festa do Divino

A procissão e a celebração eucarística são o ponto alto das comemorações.

Benonias Cardoso
Margarete participa de procissão em Valença (Benonias Cardoso)

 

A devoção e o louvor ao Espírito Santo foram destaque no encerramento da secular e tradicional Festa do Divino, em Valença do Piauí, neste domingo (4). Em procissão, a vice-governadora, Margarete Coelho acompanhou os demais fiéis para a celebração da Missa de Pentecostes do Divino Espírito Santo, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição.

Considerada a segunda maior festa religiosa da cidade valenciana, é também, uma das mais importantes da Igreja Católica e celebra a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus no dia de Pentecostes. No calendário litúrgico, o dia de Pentecostes vem 50 dias após a Páscoa.

Embora participe há vários anos da festa religiosa na cidade, a vice–governadora revelou que esse ano a sua vinda tem um cunho especial por ser a primeira que atua como integrante da Confraria de Valença.

“Participo dessa festa há muitos anos e é uma bênção ser integrante da Confraria. Sou devota do Espírito Santo, invoco Ele todos os dias, os seus dons. E hoje, estar aqui sendo recebida pela Confraria do Divino Espírito Santo é uma grande graça, um grande dom. Gostaria de agradecer a todos da Confraria; e só quero honrar esse manto com muita fé e dedicação. Peço a graça de estar aqui anos após anos adorando o Divino Espírito Santo, participando dessa festa linda e orando junto desse povo valenciano tão querido” agradeceu.

De caráter popular, a Festa do Divino, ao longo dos séculos, vem conseguindo manter a tradição e o resgate cultural, celebrando com a comunidade reunida, a manifestação do Espírito Santo e o comprometimento dos cristãos através da fé.

De acordo com a prefeita Ceiça Dias, a festa em louvor ao Divino é a maior demonstração de fé da população local. “Comemoramos mais um ano dessa festa que já é alusiva à cidade de Valença e integra todos os munícipes na organização. A cidade se mobiliza, se une em prol desta comemoração, por isso a cada ano fazemos uma festa mais bonita. É um trabalho intenso, mas que muito nos orgulha”, declarou.

Fonte: Governo do Piauí