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Instagram é pressionado sobre venda de remédio que promete ‘corpo de Kardashian’

Foto: iStockUm produto chamado Apetamina, vendido sob a forma de suplemento alimentar que promove o “aumento do peso”, foi denunciado em um documentário da televisão britânica BBC.
Um produto chamado Apetamina, vendido sob a forma de suplemento alimentar que promove o “aumento do peso”, foi denunciado em um documentário da televisão britânica BBC.

Autoridades de saúde britânicas apelaram ao Instagram para tomar medidas contra os influenciadores e perfis que promovem um suplemento que promete “as curvas das Kardashian” nas redes sociais.

Recentemente, um produto chamado Apetamina, vendido sob a forma de suplemento alimentar que promove o “aumento do peso”, foi denunciado em um documentário da televisão britânica BBC.

A venda da substância é voltada principalmente a jovens mulheres nas redes sociais e promete um desenvolvimento de um corpo curvilíneo como o da socialite Kim Kardashian, marcado por bumbum e coxas volumosos e cintura fina.

O produto contém uma substância chamada ciproeptadina, um anti-histamínico que estimula o apetite e leva ao aumento de peso. No entanto, os efeitos colaterais da substância podem levar ao aparecimento de fadiga, icterícia e até insuficiência hepática.

Numa carta enviada ao presidente da rede social Instagram, subscrita pela presidente do NHS (Serviço Nacional de Saúde britânico), as autoridades de saúde sublinham que a Apetamina pode causar “danos graves” físicos e mentais.

“Estamos preocupados com os impactos sobre a saúde física e mental causados pela promoção deste medicamento e recomendamos veementemente que demonstre um dever de cuidar dos seus clientes e reprima a venda deste perigoso produto”, alerta o documento.

Em resposta, um porta-voz do Facebook, dono do Instagram, afirmou que o “bem-estar da nossa comunidade é a nossa maior prioridade”, acrescentando ainda que a compra e venda de medicamentos “não médicos ou prescritos” é estritamente contra as regras da empresa.

O Instagram disse que retirou contas que vendem e anunciam Apetamina em resposta ao documentário Dangerous Curves, da BBC Three, que foi ao ar em 21 de abril.

No entanto, o NHS afirma ter encontrado, desde então, “dezenas de perfis” ainda ativos e que “nenhuma ação foi tomada”.

Na carta, o Diretor Médico Nacional, Stephen Powis, e a Diretora Nacional de Saúde Mental, Clare Murdoch, exigem uma atualização urgente sobre as ações que a plataforma está tomando para lidar com as contas que vendem Apetamina.

“Estamos preocupados com os impactos sobre a saúde física e mental da promoção deste medicamento e recomendamos enfaticamente que você demonstre o dever de cuidar de seus clientes e reprima agora esse conteúdo perigoso”, pressionam as autoridades.

Eles dizem que estão enviando a carta “em nome dos pacientes do NHS, funcionários e pessoas com dismorfia corporal e outras condições de saúde mental, bem como suas famílias”.

A carta, que também foi assinada pela Body Dysmorphic Disorder Foundation (Fundação de Transtorno Dismórfico Corporal), pediu ao Instagram para confirmar se acha que as empresas de mídia social deveriam contribuir financeiramente para os serviços de saúde mental dos jovens – que, segundo afirma, estão sendo cada vez mais solicitados. “É hora de esses gigantes da mídia assumirem a responsabilidade e assumirem algumas responsabilidades”, disse Claire Murdoch à BBC.

“Aqui estamos investindo mais do que nunca na saúde mental e física, esses gigantes da mídia como o Instagram também precisam contribuir mais”, concuiu ele.

A BBC descobriu que o Apetamina ainda está sendo vendido em outros sites online e em lojas, após sua investigação. A apuração da Planeta também encontrou inúmeros perfis de Instagram que ainda anunciam o remédio.

Fonte: Revista Planeta