Gente Eficiente

Inscrições Abertas para o Prêmio Melhores Empresas Para Pessoas Com Deficiência

 O Prêmio Melhores Empresas Para Trabalhadores com Deficiência chega a quinta edição e as inscrições já estão abertas. O objetivo é o de dar visibilidade às boas práticas relacionadas a inclusão profissional de pessoas com deficiência, além de estimular as demais a aperfeiçoarem os programas de respeito a diversidade humana. Em Catanduva, menos de 1% das pessoas que estão no mercado de trabalho tem algum tipo de deficiência. São 270 funcionários que tem algum tipo de dificuldade física, intelectual ou sensorial, sendo que no total, são 43.194 homens e mulheres ocupados na cidade.
Podem se inscrever as empresas públicas ou privadas de micro, pequeno, médio ou grande porte que contem com colaboradores com deficiência e empreendedores com deficiência. O prazo termina no dia 20 de abril no site (http://pmetcd.sedpcd.sp.gov.br). A premiação é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As empresas da região podem e devem participar do evento. A cerimônia será em agosto em São Paulo.
“As corporações serão avaliadas pela promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência, igualdade de oportunidades, grau de sustentabilidade dos projetos, disponibilidade de materiais e psicológicos, que viabilizem ao trabalhador com deficiência condição plena para desempenho de suas funções, visando sua inclusão social, autonomia e independência no ambiente de trabalho e potencial de reaplicação e multiplicação das iniciativas”, informa o setor.
Enquanto isso, os empreendedores com deficiência serão avaliados pela relevância e qualidade das informações prestadas, além dos principais desafios superados e relativos à deficiência, o tempo de implantação e viabilidade, impacto e alcance da empresa. O potencial de replicação e os principais resultados alcançados também contam pontos.
A análise terá quatro etapas. A primeira delas é a inscrição no site, a segunda é o preenchimento de questionário. Na terceira está a seleção das empresas finalistas e em último a classificação da comissão julgadora. As três melhores pontuações de cada categoria serão premiadas.
Reconhecimento Global
As empresas participantes do prêmio também poderão se inscrever para concorrer à segunda edição do Reconhecimento Global “Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência”, que contemplará empresas nacionais e internacionais. O evento será realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no início de dezembro, mês em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
“Promover esta ação na sede da ONU é a materialização do pioneirismo das ações do Governo do Estado de São Paulo na inclusão das pessoas com deficiência. É o Estado de São Paulo disseminando o respeito às diferenças e a luta por equiparação de oportunidades para o mundo”, aponta a secretária Linamara Rizzo Battistella.

Fonte: O REGIONAL