Celebridades

Huck estreia com discurso político, apostas certas e falhas

Programa destaca esperança do brasileiro por dias melhores, cita a pandemia e exalta um casal gay
Foto: TV GloboLuciano Huck fez estreia tranquila e sem surpresas, com picos de 20 pontos de audiência
Luciano Huck fez estreia tranquila e sem surpresas, com picos de 20 pontos de audiência

Na estreia do ‘Domingão’, o agora cinquentão Luciano Huck (fez aniversário dia 3) foi fiel ao seu estilo e ao conteúdo produzido nos últimos anos no ‘Caldeirão’. Nos primeiros minutos, disse ter a intenção de “emocionar, divertir e principalmente inspirar” os telespectadores.

O texto dito pelo apresentador – um ex virtual presidenciável em 2022 – teve contextos social e político. “Vamos fazer o discurso do diálogo e da empatia”, anunciou. “O resgate da autoestima, a reconexão com a esperança.” Houve citação dos efeitos devastadores da pandemia de covid-19. “A gente se olha no espelho como nação e quase não se reconhece mais.”

Huck disse que “o domingo na TV é o momento de encontro da família brasileira”. No quadro ‘Quem Quer Ser um Milionário?’, o apresentador destacou uma formação familiar contemporânea, composta por dois homens gays. O concorrente ao prêmio, um jornalista, interagiu com o marido, com quem vive há 15 anos. Luciano passou a ser sensível às pautas dos LGBTQIA+ após seu irmão, o cineasta Fernando Grostein Andrade, se assumir homossexual.

A competição de talentos ‘Show dos Famosos’ teve boas performances do primeiro grupo, com Margareth Menezes interpretando Neguinho da Beija-Flor, Gloria Groove na pele de Xanddy do Harmonia do Samba e Fiuk como Amy Winehouse. O diretor Boninho e a cantora Preta Gil formam o júri fixo. Xuxa foi a jurada convidada do dia. A nova temporada da atração ocupa o vácuo deixado pela bem-sucedida ‘Super Dança dos Famosos’, com Tiago Leifert.

A realização de sonhos se tornou marca registrada de Luciano no sábado, e ele a levou ao domingo. Um cantor da Paraíba chamado Domingos, autodeclarado ‘rei do brega’, ganhou a oportunidade de cantar no principal palco da Globo, ao lado de Luan Santana e Alcione. Não teve o mesmo grau de emoção das histórias tristes mostradas no ‘Caldeirão’. Funcionou como recurso para celebrar o brasileiro comum e forjar a tal inspiração pretendida pelo apresentador.

Os formatos já conhecidos do público e consolidados no Ibope garantiram uma estreia tranquila, sem surpresas. A tensão ficou restrita aos bastidores. A suspensão da partida entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa, por intervenção da Anvisa contra jogadores argentinos que não cumpriram a recomendada quarentena, fez a Globo exibir no lugar o filme ‘Círculo de Fogo’ e atrasar em 35 minutos o começo do ‘Domingão’.

Esse imprevisto gerou um erro no ‘Quem Quer Ser um Milionário?’, gravado antes. Huck comentou que o embate entre as Seleções foi um “jogaço”, sendo que o evento sequer aconteceu. Como essa fala estava na volta de um intervalo comercial seria difícil excluí-la na mesa de edição sem prejudicar a continuidade do quadro. Pouco depois, na volta do ‘ao vivo’ no cenário principal do ‘Domingão’, o apresentador se desculpou pela falha. Minutos à frente, um problema técnico: soltaram o segundo bloco do ‘Show dos Famosos’ ao invés do primeiro. Corrigiram em poucos segundos com a troca repentina de imagem.

Fonte: Terra