Geral

Hospital de Parnaíba está com 60% de UTIs ocupadas com pacientes Covid

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, está com 65% dos leitos clínicos e 60% das UTIs ocupadas com pacientes Covid. No último fim de semana, foi inaugurado um hospital de campanha- anexo ao Heda- que já está com 30% de lotação. 

O diretor clínico do HEDA, Carlos Alberto Teixeira, explica que ,apesar do número de internações, está sendo possível  manter a razoabilidade dos leitos. O HEDA é referência para a população de, pelo menos, 15 cidades no Norte do Piauí. Nelas, já foram registrados  2.213 casos confirmados de Covid com 65 mortes.

"Além do HEDA e do hospital de campanha, temos também a rede municipal que está com alguns leitos. Hoje com essa estrutura física, a gente consegue suportar. Temos de 60 a 65%  de internações no HEDA, no hospital de campanha tem 30% de leitos ocupados, mas a gente consegue manter a razoabilidade desses leitos. Muitos estão tendo altas, mesmo com os óbitos elevados devido a gravidade da doença. Tudo está sendo novo, mas a gente está tendo uma superação boa desses casos", disse Teixeira. 

Foto: SesapiHospital de Parnaíba está com 60% de UTIs ocupadas com pacientes Covid
Hospital de Parnaíba está com 60% de UTIs ocupadas com pacientes Covid

Em entrevista nesta terça-feira (15), o diretor clínico do HEDA acredita que Parnaíba ainda não passou pelo pico da doença. Boletim mais recente da Secretaria de Estado da saúde (Sesapi) aponta para 1.349 casos de Covid-19 com 33 mortes. "Estamos com 75 casos a 100 casos novos por dia na cidade", pontua. 

Ele comentou ainda sobre o atendimento a pacientes dos estados do Ceará e Maranhão. 

"Em maio, chegamos a ter 40% dos pacientes internados de outros estados, hoje reduziu muito. O Ceará está conseguindo manter os pacientes lá porque  as cidades de Camocim, Sobral e Fortaleza estão dando o suporte adequado. Agora o Maranhão, por ser muito precário, tá tendo uma dificuldade maior de tratar os pacientes lá. Está vindo muitos pacientes do Maranhão mesmo, mas hoje, felizmente, apenas 25% dos pacientes do Heda e do hospital de campanha são do Maranhão, os outros são do Piauí mesmo", destacou Carlos Alberto Teixeira. 

Fonte: Cidade Verde